Centenas de crianças formam “Laço Humano” em Braga contra maus-tratos na infância

Iniciativa na EB 2/3 de Gualtar juntou cerca de 850 alunos e reforçou mensagem de empatia, proteção e responsabilidade coletiva

A escola EB 2/3 de Gualtar foi hoje palco de um momento simbólico de grande significado, com a formação de um “Laço Humano” que reuniu cerca de 850 crianças, desde o pré-escolar ao 3.º ciclo.

A iniciativa, promovida pela CPCJ de Braga, integrou as ações do mês de abril dedicadas à prevenção dos maus-tratos na infância e contou com a presença da vereadora da Educação, Hortense Santos, bem como da mascote Cristalina, da AGERE.

Mais do que um gesto simbólico, o laço humano representou o compromisso coletivo das crianças com valores como o cuidado, a empatia e a proteção entre pares, sublinhando a importância de uma cultura de respeito no contexto escolar.

O laço azul, símbolo desta causa, surgiu em 1989 como forma de sensibilização para a realidade dos maus-tratos infantis, mantendo-se até hoje como um forte sinal de alerta e consciência social.

Sob o lema “Serei o que me deres… que seja Amor”, a iniciativa reforçou o papel de toda a comunidade na promoção de ambientes mais seguros, saudáveis e afetivos para as crianças.