Figura histórica do PS, desempenhou cargos em vários governos e foi consultor de organizações internacionais como a OCDE e a UNESCO.
Faleceu esta quarta-feira, aos 88 anos, João Cravinho, uma das figuras marcantes do Partido Socialista e da vida política portuguesa nas últimas décadas. A notícia foi confirmada pela família à RTP.
Nascido em Angola, em 1936, João Cravinho teve um percurso político destacado, tendo sido ministro da Indústria e Tecnologia no IV Governo Provisório, numa fase decisiva do pós-25 de Abril. Mais tarde, integrou o primeiro Governo de António Guterres como ministro do Equipamento Social, do Planeamento e da Administração do Território.
Para além das funções governativas, desempenhou também um papel relevante como consultor em organismos internacionais como a OCDE, a UNESCO e a Comissão Europeia.
Foi dirigente do Partido Socialista até 2009, deixando uma marca na vida política nacional, tanto pelas funções que exerceu como pelas ideias que defendeu ao longo das décadas.