Presidente do ACP confirma prolongamento da presença portuguesa no WRC por mais dois anos, reforçando reconhecimento internacional da organização
O Rali de Portugal vai continuar a integrar o Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) até 2028. A garantia foi dada esta quinta-feira à agência Lusa por Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP), entidade organizadora do evento.
“É uma honra para nós, e também para o país. O prolongar desta ligação até 2028 comprova, mais uma vez, a confiança e satisfação que o promotor do WRC tem nesta organização e no trabalho que temos vindo a desenvolver”, afirmou Carlos Barbosa.
Em 2023, já tinha sido anunciado o prolongamento da parceria até 2026. Com este novo acordo, a presença do Rali de Portugal no principal palco mundial da modalidade fica assegurada por mais dois anos.
Criado em 1967, o Rali de Portugal passou a integrar o Campeonato do Mundo logo no ano da sua fundação, em 1973, onde foi a terceira prova do calendário. Ao longo das décadas, ganhou estatuto internacional e foi eleito por cinco vezes como o melhor rali do mundo.
Apesar de ter estado ausente do WRC entre 2002 e 2006, regressou em 2007 com uma edição disputada no Algarve. Desde 2009, está de forma ininterrupta no calendário do Mundial, sempre sob a organização do ACP.
A edição de 2025 do Rali de Portugal arranca oficialmente esta tarde, em Coimbra, depois de esta manhã os pilotos terem realizado o tradicional ‘shakedown’ em Baltar, no concelho de Paredes.