Campanha decorre entre 24 de maio e 7 de junho e visa prevenir a hipertensão arterial na população adulta

No âmbito das comemorações do mês do coração e do Dia Mundial da Hipertensão Arterial (assinalado a 17 de maio), o Município de Braga volta a associar-se às Farmácias de Braga para promover uma campanha gratuita de avaliação da pressão arterial.

A iniciativa, que chega à sua segunda edição, destina-se à população adulta sem diagnóstico conhecido de hipertensão arterial e decorrerá entre os dias 24 de maio e 7 de junho. As ações de rua estão agendadas para os dias 24 e 31 de maio, no Mercado Municipal de Braga, enquanto os rastreios nas farmácias aderentes terão lugar de 25 de maio a 7 de junho.

Os participantes poderão realizar medições da pressão arterial, avaliação do índice de massa corporal, perímetro abdominal e receber aconselhamento personalizado, com vista à adoção de hábitos de vida mais saudáveis.

Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, sublinhou a importância desta campanha na promoção da saúde pública e prevenção da doença:

“Esta campanha representa uma oportunidade de sensibilizar os cidadãos para a importância de monitorizar a sua pressão arterial e adotar estilos de vida saudáveis.”

O objetivo passa por identificar precocemente possíveis casos de hipertensão e encaminhar os utentes para avaliação médica, sempre que necessário. A campanha reforça também o papel das farmácias como agentes de proximidade essenciais na promoção da saúde.

A hipertensão arterial é uma condição crónica que, se não for tratada, pode levar a problemas graves como doenças cardíacas, enfartes ou acidentes vasculares cerebrais. Estima-se que uma parte significativa da população portuguesa viva com hipertensão sem o saber, o que reforça a importância de iniciativas de rastreio gratuito como esta.

Mais informações, incluindo a lista de farmácias aderentes, podem ser consultadas através do link: https://sway.cloud.microsoft/qBWbTY2ibUFXMKEP.