Federação Académica do Porto quer menos dias de aulas presenciais para promover equilíbrio, eficiência e resposta à crise do alojamento estudantil
A Federação Académica do Porto (FAP) propôs ao futuro Governo português a implementação de um projeto piloto da semana de quatro dias no Ensino Superior, a arrancar nas instituições do Porto. A medida consta do Caderno de Medidas da Academia para o País, elaborado pela FAP no âmbito das Eleições Legislativas de 2025, e visa responder a desafios pedagógicos, sociais e logísticos enfrentados pelos estudantes universitários.
Em entrevista à agência Lusa, o presidente da FAP, Francisco Fernandes, defende que a medida é “uma inevitabilidade por vários motivos”, entre os quais a necessidade de promover a conciliação entre a vida académica e pessoal, reduzir os custos e o tempo de deslocação e otimizar o tempo letivo.
“Ao termos menos um dia de aulas no Porto, temos menos quatro horas de deslocação destes estudantes que, por motivos económicos, não conseguem viver no Porto — e quatro horas é uma tarde de estudo”, afirmou.
Francisco Fernandes sublinha que Portugal apresenta atualmente uma média de 21 horas semanais de aulas presenciais, muito acima da média europeia, com destaque para países como o Reino Unido, onde esse número desce para 14 horas. Essa carga horária elevada, muitas vezes assente em métodos expositivos, “não se traduz necessariamente em melhor aprendizagem”, reforça o dirigente.
A proposta surge também como resposta à crise no alojamento estudantil, que tem forçado milhares de estudantes a deslocações diárias extenuantes entre cidades vizinhas e o Porto. Para muitos, o modelo de quatro dias permitiria melhor aproveitamento do tempo e menor pressão económica.
Quanto à implementação, a FAP propõe duas vias:
- Ação governamental, com incentivos financeiros e operacionais às instituições que adotem o modelo;
- Iniciativa autónoma das unidades orgânicas do Porto, desafiadas a servir de exemplo e laboratório de inovação.
A proposta foi desenvolvida no âmbito do ‘Think Tank’ Pensar a Academia, criado em 2024 para assinalar os 35 anos da FAP. Este grupo de oito jovens especialistas dedicados ao estudo das políticas de juventude, educação e ensino superior colaborou na formulação de medidas concretas, entre as quais se destaca a da semana de quatro dias.
Francisco Fernandes assegura que a FAP continuará a exercer pressão política junto do próximo Executivo e da Assembleia da República, para que esta e outras propostas aprovadas pela Assembleia Geral da FAP sejam discutidas e aplicadas.


































