Entre janeiro e abril, houve 623 ocorrências com 16 feridos graves, mas nenhuma vítima mortal
A PSP revelou esta quarta-feira que, nos primeiros quatro meses de 2025, foram registados 623 acidentes rodoviários envolvendo utilizadores de trotinetes e velocípedes, o que representa 3,6% do total dos sinistros ocorridos no período. Apesar do número, não se registaram vítimas mortais, embora 16 pessoas tenham ficado gravemente feridas.
Segundo os dados oficiais, entre janeiro e abril contabilizaram-se 17.538 acidentes nas áreas de responsabilidade da PSP, dos quais resultaram 23 mortos, 193 feridos graves e 5.218 feridos ligeiros. Em contraste com os acidentes envolvendo veículos motorizados, os sinistros com trotinetes e bicicletas não resultaram em mortes, ainda que tenham sido responsáveis por 8,2% dos feridos graves.
Para reforçar a segurança nesta área, a PSP lançou hoje a operação “Mobilidade Ativa em Segurança”, que decorre até 3 de junho, coincidindo com o Dia Internacional da Bicicleta. A iniciativa visa prevenir e dissuadir comportamentos de risco por parte dos utilizadores destes meios de transporte alternativos.
A operação pretende também sensibilizar para o crescente uso de meios de mobilidade suave, como as trotinetes e bicicletas, e para a necessidade de comportamentos responsáveis e atentos às regras de trânsito, num cenário de crescente adesão a estas alternativas sustentáveis.