A partir de domingo, uma massa de ar quente do Norte de África fará disparar os termómetros em Braga e Viana do Castelo

As temperaturas vão registar uma subida acentuada nos próximos dias no Minho, com destaque para Braga, onde a máxima passará dos 24ºC desta sexta-feira para uns escaldantes 37ºC já na próxima segunda-feira. Viana do Castelo também verá os termómetros subir dos 20ºC para os 31ºC no mesmo período.

A previsão é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que aponta para uma mudança significativa do estado do tempo a partir de domingo. A chegada de uma massa de ar quente e seco, vinda do Norte de África, será potenciada por uma depressão que se formará na região da Madeira, alterando a circulação atmosférica para sul e sudoeste.

“A aproximação dessa depressão vai transportar ar mais quente para Portugal continental, especialmente a partir de domingo, elevando de forma expressiva as temperaturas”, explica o meteorologista Jorge Pente, em declarações à CNN Portugal.

No entanto, esta vaga de calor poderá ser de curta duração. Tudo depende da trajetória da depressão. Se permanecer ao largo, o calor pode prolongar-se por mais dias. Caso avance para o território continental, é possível que as temperaturas comecem a descer já a partir de terça ou quarta-feira, com possibilidade de instabilidade, aguaceiros e trovoadas, sobretudo nas regiões do interior norte e centro.