Antigo secretário-geral apela à confiança e unidade dos militantes nas eleições internas de 27 e 28 de junho.

O histórico socialista Eduardo Ferro Rodrigues, antigo secretário-geral do Partido Socialista e ex-presidente da Assembleia da República, declarou publicamente o seu apoio a José Luís Carneiro, candidato único à liderança do PS

Num comunicado enviado à agência Lusa, Ferro Rodrigues destacou a “coragem e determinação” do atual deputado em avançar com a candidatura à liderança do partido, sublinhando que esta se dá em “circunstâncias difíceis e desafiantes”.

“Quero deixar a José Luís Carneiro uma palavra de apoio. E um apelo para os militantes do PS exprimirem, através do seu voto, a sua confiança e unidade”, afirmou Ferro Rodrigues.

As eleições diretas para secretário-geral do PS estão agendadas para os dias 27 e 28 de junho, na sequência da demissão de Pedro Nuno Santos após a derrota nas legislativas de 18 de maio, que reduziu o PS a 58 deputados e o colocou como terceira força parlamentar, atrás da AD e do Chega.

José Luís Carneiro formalizou a sua candidatura poucos dias depois do ato eleitoral, prometendo uma liderança marcada pela união interna, recusa de ataques pessoais e uma postura “enérgica na oposição, mas aberta à construção de consensos”.

O novo líder será escolhido conforme o calendário aprovado pela Comissão Nacional do PS a 24 de maio, com ampla maioria (201 votos a favor e cinco contra).