IPMA coloca todos os distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido à persistência de tempo quente. O calor extremo pode durar até quinta-feira.

Os distritos de Braga e Viana do Castelo, bem como todo o território de Portugal continental, estão a partir das 09h00 desta segunda-feira sob aviso amarelo devido à previsão de temperaturas elevadas, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A região do Minho será fortemente afetada por esta onda de calor. Em Braga, as temperaturas vão subir dos 27 ºC previstos para hoje até uns impressionantes 38 ºC na terça-feira. Já Viana do Castelo atingirá os 30 ºC hoje e os 31 ºC amanhã.

Além de Braga e Viana do Castelo, também Viseu, Évora, Porto, Guarda, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Portalegre estão sob aviso amarelo até às 18h00 de quarta-feira. Os distritos de Bragança e Vila Real passam a aviso laranja entre as 00h00 de terça e as 18h00 de quarta-feira, devido à intensificação do calor.

Calor extremo e poeiras do norte de África

O IPMA explica que o país está sob a influência conjunta de um anticiclone a sul das ilhas Britânicas e de um vale depressionário oriundo do norte de África, o que está a provocar a subida generalizada da temperatura, assim como um episódio de poeiras em suspensão.

As temperaturas máximas deverão oscilar entre os 33 ºC e os 40 ºC em grande parte do território, com valores mais elevados no Vale do Tejo, Beira Baixa e região Sul. Nas zonas costeiras, as temperaturas deverão ser ligeiramente mais baixas.

Também as temperaturas mínimas vão subir, sendo prováveis noites tropicais (com mínimas superiores a 20 ºC) entre hoje e terça-feira.

DGS reforça recomendações

Face à previsão de calor intenso, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda cuidados redobrados, nomeadamente:

  • Ingestão frequente de água;
  • Uso de roupa leve, larga e clara;
  • Aplicação regular de protetor solar, de duas em duas horas;
  • Evitar a exposição direta ao sol entre as 11h00 e as 17h00.

O episódio de tempo quente poderá prolongar-se até quinta-feira, sobretudo nas regiões do interior.