Ex-ministro da Economia não integra o novo executivo e é substituído por Leonor Cipriano na bancada do PSD/CDS-PP por Castelo Branco.

O ex-ministro da Economia Pedro Reis renunciou ao seu mandato de deputado na Assembleia da República, anunciou esta terça-feira o presidente do parlamento no arranque da sessão plenária.

Pedro Reis, que foi cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP pelo círculo de Castelo Branco, liderou o Ministério da Economia no anterior Governo, mas não transitou para o novo executivo, agora liderado por Luís Montenegro. A sua pasta foi integrada num novo ministério que junta Economia e Coesão Territorial, atualmente liderado por Manuel Castro Almeida.

Na sequência da renúncia, Leonor Cipriano assumiu o mandato parlamentar a título definitivo a partir de 5 de junho.

Foram também anunciadas outras alterações no hemiciclo, entre as quais a entrada de Cristina Vaz Tomé e José Cesário, ex-secretários de Estado, que agora passam a ocupar os seus lugares como deputados.

Por outro lado, os ministros e secretários de Estado do atual Governo suspenderam os seus mandatos, como habitual, para assumirem funções no executivo.

No Grupo Parlamentar do Chega, foi ainda comunicada a suspensão do mandato da deputada Cristina Rodrigues, devido ao “seguimento de procedimento criminal”. Será substituída por Luísa Maria Teixeira Vasco.