Partido reuniu com estudantes de Medicina da Universidade do Minho e apresentou propostas para apoiar percurso académico e profissional

A CDU defende a transformação efetiva do Hospital de Braga num Hospital Universitário, como medida central para melhorar o percurso formativo dos estudantes de Medicina da Universidade do Minho e fortalecer o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A proposta foi apresentada durante uma reunião com o Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM), que contou com a participação de João Baptista, candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal de Braga.

Segundo a coligação, é urgente “fixar médicos e enfermeiros no SNS”, sendo a melhoria das condições dos estudantes um passo essencial nesse caminho. A CDU manifestou total solidariedade com as reivindicações dos estudantes de medicina, destacando as dificuldades logísticas e económicas que enfrentam no acesso aos estágios curriculares.

Entre os principais problemas relatados estão:

  • A falta de transportes públicos eficazes e acessíveis, dificultando a deslocação para locais de estágio;
  • Os custos elevados de alojamento no Alto Minho;
  • A ausência de apoio à deslocação;
  • O preço das refeições sociais;
  • E a rigidez dos horários dos transportes públicos, incompatível com os horários dos estágios.

A CDU propõe:

  • O reforço do financiamento público ao Ensino Superior e ao SNS;
  • A efetivação do Hospital de Braga como Hospital Universitário, consolidando a ligação entre ensino, investigação e cuidados de saúde;
  • A melhoria da rede de transportes públicos, incluindo a criação de uma linha ferroviária de ligação direta entre Braga, Guimarães e Viana do Castelo;
  • E a implementação de um Passe Intermodal e Inter-regional gratuito para estudantes.

“As dificuldades dos estudantes não podem ser vistas isoladamente da necessidade de defender o SNS como um direito universal”, sublinha a CDU.