O calor já se faz sentir em todo o país e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) admite subir o nível de alerta para vermelho em vários distritos, perante a previsão de temperaturas superiores a 40 graus, especialmente a partir de segunda-feira.

Apesar de Braga, Viana do Castelo e outras zonas do litoral norte e centro se manterem sob aviso amarelo, grande parte do país está sob aviso laranja e pode passar ao nível mais grave ainda hoje. A confirmação deverá ser feita até ao final do dia, segundo a meteorologista Paula Leitão, em declarações à agência Lusa.

As previsões indicam noites tropicais e risco elevado de incêndios, agravado por condições de muita secura e instabilidade atmosférica. Paula Leitão alertou que, nestas circunstâncias, um fogo pode rapidamente tornar-se incontrolável, sublinhando a preocupação crescente com a propagação de incêndios florestais.

O IPMA não adiantou quais os distritos que poderão passar para aviso vermelho, mas Lisboa está entre as regiões em observação. Esta sexta-feira, 36 concelhos de sete distritos – incluindo Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro – foram colocados em risco máximo de incêndio.

As temperaturas máximas previstas para hoje variam entre os 25 ºC em Aveiro e os 43 ºC em Beja, com o calor a intensificar-se ao longo dos próximos dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here