Suspeito de 57 anos andava de motociclo a provocar fogos perto do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

A Polícia Judiciária de Braga deteve um homem de 57 anos, suspeito de ter ateado três incêndios florestais no concelho de Ponte da Barca, em junho deste ano.

Segundo comunicado da PJ, os fogos ocorreram nos dias 19 e 29 de junho, em Vila Chã (Santiago), freguesia situada às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Os incêndios foram provocados junto a caminhos florestais de difícil acesso, mas relativamente próximos de zonas habitacionais.

Testemunhas relataram a presença de um motociclo nos locais onde surgiram os focos de incêndio. A investigação permitiu à PJ identificar o suspeito e recolher provas que sustentam a sua presumível autoria dos crimes.

De acordo com a Judiciária, os locais onde os incêndios foram iniciados apresentam elevado risco de propagação, podendo afetar manchas florestais extensas e ameaçar populações.

A zona afetada é reconhecida pela sua biodiversidade e orografia acidentada, estando situada em área contígua ao Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Os incêndios foram controlados e extintos graças à rápida atuação dos bombeiros e de populares, que impediram uma propagação mais grave.

O detido será presente esta sexta-feira a tribunal para aplicação de medidas de coação.

Este caso surge numa altura crítica, em que um incêndio de grandes dimensões continua a lavrar no concelho de Ponte da Barca, tendo já consumido mais de seis mil hectares de floresta e alastrado ao território vizinho de Terras de Bouro.