Comemorações incluem medalhas honoríficas, inauguração de Help Point e espetáculo de fado
Barcelos celebra, no próximo dia 31 de agosto, os 97 anos desde a sua elevação a cidade, oficializada por decreto em 1928. Para assinalar a data, a Câmara Municipal preparou um programa diversificado, repleto de cultura, homenagens e novidades para a população.
As cerimónias arrancam às 18h00, com a atribuição das Medalhas Honoríficas do Município, durante a Sessão Solene no Auditório dos Paços do Concelho.
O programa inclui ainda a inauguração de um novo Help Point do Peregrino, na Rua Dr. Miguel da Fonseca, e a exposição “Carlos Basto – Aguarelas de Barcelos”, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Posteriormente, haverá uma homenagem a Adelino Ribeiro Novo, no Complexo Desportivo do Estádio Cidade de Barcelos.
O ponto alto das celebrações será o espetáculo “Fado Barcelos”, que junta, pela primeira vez, três vozes femininas naturais do concelho – Carla Cortez, Liliana Macedo e Vânia Leal – todas com carreiras internacionais consolidadas.
A elevação de Barcelos a cidade, em 1928, foi celebrada na altura com uma marcha luminosa pelas ruas, um gesto histórico que continua a inspirar as festividades atuais.































