Praias de Aver-o-Mar afetadas pela agitação marítima; bandeira vermelha hasteada em toda a costa

A forte ondulação que se fez sentir durante a madrugada desta terça-feira provocou danos significativos na esplanada de um bar de praia localizado na zona da Lagoa, freguesia de Aver-o-Mar, concelho da Póvoa de Varzim. A estrutura em madeira, bem como elementos de decoração e mobiliário, ficaram visivelmente danificados, constatou a agência Lusa no local.

A comandante da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Mónica Martins, confirmou que o mar cobriu grande parte dos areais em várias praias dos dois concelhos, tendo “chegado muito em cima”, o que levou à colocação da bandeira vermelha em todas as zonas balneares.

“Não será uma situação apenas no dia de hoje”, alertou a responsável, referindo que, segundo as previsões meteorológicas, a forte agitação marítima deverá manter-se nos próximos dias. “Talvez só para o final desta semana teremos as praias disponíveis para banhos”, acrescentou, sublinhando que a avaliação será feita “dia a dia e caso a caso”.

A comandante apelou ainda à responsabilidade dos banhistas, pedindo que respeitem as indicações da autoridade marítima e dos nadadores-salvadores, evitando comportamentos de risco.

Devido à agitação marítima, os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso amarelo desde as 06h00 de terça-feira até às 06h00 de quarta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Este aviso, o menos grave na escala de alerta, indica risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

O IPMA prevê ondas com altura significativa até quatro metros na costa ocidental, podendo atingir máximos de sete metros — uma situação pouco comum em agosto, atribuída ao posicionamento do ciclone pós-tropical ERIN.

Face ao agravamento das condições marítimas, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e a Autoridade Marítima Nacional (AMN) emitiram alertas à população, recomendando medidas preventivas. A AMN reforça o apelo à prudência, aconselhando os banhistas a frequentar praias vigiadas, respeitar a sinalização das bandeiras e manter vigilância constante sobre crianças, evitando também zonas junto a arribas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here