O projeto School Bus, sistema pioneiro de transporte escolar sustentável e gratuito em Braga, vai abranger todas as escolas do 2.º e 3.º ciclos do concelho a partir de 11 de setembro.
Criado no ano letivo 2018/2019, o programa começou por transportar cerca de 200 crianças por dia, reduzindo o número de automóveis junto às escolas e contribuindo para a diminuição das emissões de CO₂. O sucesso levou a uma rápida expansão, chegando a quase 400 alunos logo no primeiro mês, consolidando-se como peça central da política de mobilidade do município.
Atualmente, o School Bus funciona através de quatro interfaces de entrada – Avenida Robert Smith, Estádio Municipal, Ideia Atlântico e Continente/Maximinos – servindo oito escolas do centro de Braga, com sete circulações diárias.
Em maio deste ano, a autarquia lançou o projeto-piloto School Bus Para Todos, que substitui progressivamente as linhas regulares por um serviço especializado de transporte coletivo de crianças, mais seguro e confortável. As viaturas estão equipadas com cintos de segurança, devidamente identificadas e contam com vigilantes a bordo, garantindo que todos os alunos viajam sentados e em segurança.
Na fase experimental, foram abrangidas as escolas EB 2/3 Mosteiro e Cávado, EB 2/3 Frei Caetano Brandão e Escola Secundária de Maximinos. Agora, o modelo será alargado a todo o concelho, passando a incluir também as EB 2/3 Trigal Santa Maria (Tadim), Celeirós, Cabreiros, Nogueira, Gualtar e Palmeira.
O serviço por interfaces vai manter-se, funcionando em complemento ao novo modelo. Para reforçar a ligação à comunidade escolar, o projeto conta ainda com a mascote TUBIAS, apresentada como “super agente da mudança”, responsável por dinamizar ações de sensibilização junto das crianças e famílias sobre cidadania, sustentabilidade e segurança.
Com este alargamento, Braga passa a abranger 17 escolas, com 27 viaturas dedicadas, num total de 103 circulações diárias e 1.318 quilómetros percorridos todos os dias.
































