Maioria das vagas está nos institutos politécnicos; candidaturas decorrem entre 23 e 25 de setembro.
A 3.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior oferece este ano 6.710 vagas, maioritariamente em institutos politécnicos, segundo dados hoje divulgados pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).
Do total, 2.734 vagas dizem respeito a cursos em universidades e 3.976 a cursos em politécnicos.
Entre os cursos universitários com maior número de vagas disponíveis destacam-se Biologia, na Universidade de Aveiro (43), Gestão de Cidades Sustentáveis e Inteligentes, em Coimbra (46), Engenharia Informática, na UTAD (42) e Geologia, na Universidade de Lisboa (50).
Nos politécnicos, há destaque para cursos como Contabilidade (regime pós-laboral), no Instituto Politécnico de Lisboa (54), Informática, no Instituto Politécnico de Santarém (54), Agronomia (47), Negócios Internacionais (44), Gestão de Marketing (41), bem como Direção e Gestão Hoteleira (pós-laboral) no Estoril (53) e Gestão Turística (pós-laboral) (42).
Segundo a DGES, alguns cursos e instituições apresentam zero vagas, o que significa apenas que disponibilizarão lugares libertados por recolocações de alunos já colocados nas fases anteriores. Essas vagas serão publicadas em simultâneo com os resultados finais da 3.ª fase.
As candidaturas decorrem entre 23 e 25 de setembro, através da página oficial da DGES.