Intervenção prevê redução de velocidade, novas travessias pedonais, ciclovias e maior segurança na ligação entre o centro da cidade e áreas residenciais e comerciais.

A Câmara Municipal de Braga vai votar, na próxima sexta-feira, em reunião do Executivo, a adjudicação da segunda fase da requalificação da Variante do Fojo, orçada em 4,8 milhões de euros. A obra será executada pela empresa famalicense Amândio de Carvalho, SA, numa extensão de 2.400 metros, entre a passagem desnivelada junto ao hotel Meliá e a rotunda de S. Pedro.

A autarquia destaca que a Variante do Fojo é um eixo estratégico de entrada e saída de tráfego no perímetro urbano da cidade, com circulação contínua e intensa de veículos ligeiros e pesados, o que justifica a necessidade urgente de intervenção.

O projeto visa sobretudo reduzir as velocidades atualmente praticadas, através da introdução de instrumentos dissuasores, melhorando a segurança para todos os utilizadores, com especial atenção a peões e ciclistas.

Entre as medidas previstas estão a substituição da passagem superior por uma travessia ao nível dos passeios, a criação de oito pontos de atravessamento pedonal (seis novos), a introdução de faixas cicláveis em ambos os sentidos e o ajustamento da largura das vias para 3,20 metros.

O plano inclui ainda novos espaços de embarque e desembarque de transportes públicos, com condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Na zona da Rotunda da Força Aérea, considerada um ponto crítico de sinistralidade, será feita a sobrelevação da plataforma à cota dos passeios e o redesenho do traçado, que abandonará o formato oval para assumir uma configuração circular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here