Eurico de Melo homenageado a título póstumo com Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique

Antigo governador civil de Braga e ex-vice-primeiro-ministro é recordado no centenário do seu nascimento

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou hoje a condecoração póstuma de Eurico de Melo, antigo vice-primeiro-ministro, governador civil de Braga e dirigente histórico do PSD, no dia em que se assinala o centenário do seu nascimento.

Numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa evocou “o papel de Eurico de Melo nos períodos inicial e de consolidação da democracia”, destacando a sua atuação tanto ao nível local e regional, como no plano nacional e europeu, enquanto parlamentar e governante. O chefe de Estado sublinha ainda que Eurico de Melo exerceu funções “com sentido de Estado, espírito ecuménico, magistério realista e lúcida sageza”.

Por estas razões, foi-lhe atribuída, a título póstumo, a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, cujas insígnias foram entregues à família no Palácio de Belém.

Nascido em 28 de setembro de 1925, em Santo Tirso, Eurico Silva Teixeira de Melo licenciou-se em engenharia química e desenvolveu uma carreira política marcada pelo compromisso democrático. Foi vice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD, presidiu à mesa do Congresso e ao Conselho Nacional do partido nas décadas de 1980 e 1990, desempenhando ainda funções como ministro da Administração Interna no VI Governo Constitucional, chefiado por Francisco Sá Carneiro, e no X Governo, sob Aníbal Cavaco Silva.

No executivo seguinte, Eurico de Melo foi vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa Nacional. Ao longo da carreira, também foi deputado à Assembleia da República e ao Parlamento Europeu, além de governador civil de Braga e membro da Assembleia Municipal de Santo Tirso.

Eurico de Melo faleceu a 1 de agosto de 2012, aos 86 anos, deixando um legado de serviço público reconhecido nacionalmente, agora reforçado com esta distinção honorífica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here