Jovem de Braga, a trabalhar no Luxemburgo, é o melhor condutor de elétricos da Europa

O maquinista bracarense Tiago Ferreira, de 23 anos, foi o vencedor do TRAM-EM European Tramdriver Championship (Campeonato da Europa de Condutores de Elétrico), concurso que reuniu 25 equipas de 21 países, no início do mês de Maio, na Bélgica.

Em entrevista à revista SÁBADO, o maquinista, que trabalha no Luxemburgo mostrou a sua satisfação. “Senti-me muito grato, foi uma forma de mostrar o meu valor como condutor. Ganhei um troféu e guardei-o no quarto”, diz.

Foram seis provas de condução, com três elétricos diferentes, em Bruxelas, cidade que este ano comemora os 150 anos deste popular meio de transporte no centro da Europa.

“A primeira prova foi com um elétrico com mais de 100 anos: tive de parar o mais próximo de um cone. Em seguida, saí a correr para o segundo elétrico, a pedais. Em simultâneo, um colega colocou um manequim próximo da linha, não pude tocá-lo. Depois fui para o terceiro elétrico, mais recente, o Flexity Outlook T3000 e fiz três provas numa só: avancei e parei de forma que a terceira porta ficasse em frente a um ponto de referência; em seguida, lancei o elétrico a 35km/h com o velocímetro tapado e parei o mais próximo possível de uma barreira com o travão de emergência. Por último, avancei para uma bola gigante para tentar deitar abaixo os pinos”, conta na entrevista, disponível online no site daquela revista.

Tiago Ferreira, que foi para o Luxemburgo em 2011, revela ainda, entre outras coisas, sentir saudades de Braga e de Portugal.

“Aquele passeio à beira-mar… se calhar viveria com um pouco menos, mas daria para aproveitar a vida. Nada como o nosso País. No Luxemburgo, a minha vida é muito à base de casa-trabalho-casa”.