O Hospital de Braga reconsiderou e contratará todos os profissionais dispensados no final de setembro, se os enfermeiros assim o desejarem, no prazo de 15 dias.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) afirmou que o Hospital de Braga reconsiderou e irá contratar os 40 profissionais dispensados no final de setembro, caso os enfermeiros manifestem vontade de regressar, dentro de 15 dias.

“No seguimento da não contratação de 48 enfermeiros pela Unidade Local de Saúde de Braga, que havia assumido com os profissionais a celebração de um novo contrato a 1 de outubro de 2025 e que, no dia 30 de setembro, informou que já não aconteceria, foi solicitada uma reunião com caráter de emergência. Segundo o Conselho de Administração, esta decisão foi da sua inteira responsabilidade e, após terem assumido a contratação, decidiram reavaliar as necessidades, no respeito pela sua missão e ao abrigo das competências gestionárias que lhes são atribuídas, as quais obrigam a uma tomada de decisão com sentido de rigor e sustentabilidade da instituição. Assim sendo, a única opção que detinham era parar o processo de contratação”, refere o SEP.

“No final da reunião, e após os esclarecimentos do Conselho de Administração, ficou a promessa de que, no prazo de 15 dias, caso os profissionais assim o desejem, todos serão efetivamente contratados”, acrescenta o sindicato.

O SEP reforçou que “sempre defendeu o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e sempre o defenderá, e, como tal, defende o direito dos utentes a um SNS forte e com os profissionais necessários para cuidar da população”.

“Desta forma, o foco sempre foi salvaguardar o SNS, os utentes e os postos de trabalho dos profissionais em causa, que muita falta fazem à instituição e aos bracarenses”, conclui o comunicado.