Movimento cívico alerta para a insegurança na circulação de peões, nomeadamente idosos e pessoas com mobilidade reduzida, na praça central da cidade.

O movimento cívico ‘Braga para Todos’ reivindicou ontem da Câmara Municipal o arranjo do pavimento da Praça da República, no centro da cidade afirma, que afirma “estar cada vez mais levantado e partido. originando várias quedas, algumas delas a necessitar de intervenção hospitalar.


O movimento que há dois anos alertou para a degradação dos dois chafarizes laterais da Avenida Central, transformados em jardins, e do pavimento no referido local, considera que “não faz sentido deixar tudo pela metade e que esta questão é imperativa porque se trata de segurança”.
 

 Segundo ‘Braga para Todos’, “o pavimento do centro da cidade de Braga, na Praça da República, leva a quedas diárias e algumas com gravidade”.


“O piso do centro histórico está degradado, mas se isso é negativo numa avaliação estética e representa um mau cartão de visita da cidade, o que nos preocupa é a falta de segurança deste, porque algumas pedras estão levantadas cerca de três centímetros acima do pavimento e  leva as pessoas a tropeçar, tal como os carrinhos de bebé e mesmo pessoas com mobilidade reduzida nas cadeiras”, alerta o movimento em comunicado.
 

 “Esta situação é mais acentuada na área que une os dois antigos chafarizes, hoje jardins, e cremos que pode ter sido por infiltração de água, mas assim não pode continuar, mesmo que seja difícil repor as pedras por outras semelhantes”, alegam os membros de ‘Braga para Todos’, considerando que o que está em causa é “a segurança dos pedestres”.


O movimento ‘Braga para Todos’ reafirma que esta situação não é recente”, lembrando o reporte em que denunciaram “os buracos e fios visíveis nos antigos chafarizes laterais da Praça da República”.


No comunicado ontem divulgado, sustenta o movimento cívico que “a política local pode não ser tão atractiva para alguns políticos como estar  no Parlamento, mas o seu impacto é crucial no dia-a-dia dos que habitam esse espaço físico”.


Os mentores de ‘Braga para Todos’ afirmam que o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, “deve começar a perceber, até porque já são oito anos como autarca, que arranjar o pavimento onde diariamente pessoas caem, muitas idosas que se magoam e crianças é ser um bom autarca, ou seja, é responder ao que os cidadãos anseiam: uma cidade melhor, mais segura, que lamentavemente não temos”.