Assinatura do documento está prevista para esta quinta-feira, no Egito
O Hamas concordou com o acordo de cessar-fogo em Gaza proposto pelo presidente norte-americano, Donald Trump. A informação foi avançada pela rede de notícias árabe al Mayadeen, citada pelo The Jerusalem Post.
De acordo com o jornal Haaretz, a assinatura do documento está prevista para esta quinta-feira, no Egito.
Donald Trump já havia adiantado que o acordo estava “muito próximo” e confirmou esta quarta-feira o avanço da primeira fase do plano, acrescentando que planeia viajar até ao Médio Oriente.
Um oficial israelita revelou que um rascunho do acordo pode já estar a ser preparado e que será submetido a votação no gabinete israelita caso o cessar-fogo se concretize, uma vez que qualquer decisão sobre a libertação de prisioneiros palestinianos precisa da aprovação do parlamento israelita.
Segundo a Al Jazeera, os chefes das delegações do Hamas e do Egito estão reunidos para acertar os últimos detalhes do acordo, que foi apelidado de “histórico” pelo presidente norte-americano.
Fontes do governo do Qatar, citadas pela agência Reuters, confirmaram que os mediadores já assinaram um documento que prevê a libertação de todos os reféns, tanto israelitas como palestinianos. A primeira fase do acordo inclui ainda a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, severamente afetada pelos ataques.