O treinador do Sp. Braga pediu foco e rigor para manter o registo 100% vitorioso na Liga Europa. Ricardo Horta reforçou a importância da estabilidade e competitividade da equipa.
O treinador do Sporting Clube de Braga, Carlos Vicens, fez esta quarta-feira a antevisão ao encontro com o Estrela Vermelha, referente à terceira jornada da Liga Europa, agendado para quinta-feira, às 17h45, no Estádio Municipal de Braga.
Com duas vitórias em outras tantas jornadas — 1-0 frente ao Feyenoord e 2-0 no terreno do Celtic —, os minhotos querem prolongar o bom momento europeu diante de um adversário que vendeu cara a derrota no Dragão (2-1), há cerca de três semanas.
“Espero uma equipa que nos vai dificultar as coisas. Jogaram muito bem contra o FC Porto, num jogo que podia ter caído para qualquer lado, e também estiveram muito bem com o Celtic. Têm qualidade individual e jogadores perigosos, mas o que mais destaco é a forma como jogam coletivamente. É uma equipa organizada, que ataca com critério, e temos de fazer muitas coisas muito bem para ganhar”, afirmou Vicens, em conferência de imprensa.
Apesar da boa campanha europeia, o Braga tem mostrado alguma inconstância no campeonato, alternando boas exibições — como em Alvalade (1-1) — com resultados menos conseguidos em casa, frente a Nacional (0-1), Gil Vicente (0-1) e Aves SAD (2-2).
Ao seu lado, Ricardo Horta reconheceu que a equipa pode ser “mais competitiva em certos momentos”.
“É algo que podemos melhorar. Já vimos alternâncias no nosso jogo que não podem acontecer. Mostrámos frente ao Feyenoord, em Alvalade e no Celtic Park que o nosso nível de competitividade é alto — e quando é assim, os resultados aparecem”, sublinhou o capitão.
Questionado sobre a alegada indefinição tática, Horta rejeitou a ideia e pediu tempo para consolidar o projeto técnico:
“Não há indefinição no sistema. É um treinador novo, com novas ideias, e isto é um processo. Ninguém ganha nada com dois ou três meses de trabalho. O exemplo do campeão da Suécia mostra isso mesmo: mantêm a mesma base há quatro anos. Para ganhar títulos é preciso uma base.”
O Braga lidera o seu grupo da Liga Europa com seis pontos em dois jogos, a par de outras seis equipas que somam o mesmo registo. O Estrela Vermelha, por sua vez, conta apenas com um ponto, fruto do empate com o Celtic (1-1).
Para o encontro desta quinta-feira, Vicens não poderá contar com Niakaté, Paulo Oliveira, Vítor Carvalho, Moscardo e Grillitsch, todos lesionados.