Novo presidente da Câmara quer governar com maioria, mas garante estar preparado para liderar em minoria
No seu primeiro dia como presidente da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues manifestou abertura para atribuir pelouros a vereadores da oposição, com o objetivo de garantir uma governação estável e maioritária. No entanto, deixou claro que também está preparado para governar em minoria, caso não haja convergência entre as forças políticas representadas no executivo.
Eleito pela coligação PSD/CDS-PP/PPM, que obteve três dos 11 mandatos no executivo, João Rodrigues afirmou que irá iniciar conversações com os restantes partidos e movimentos eleitos, procurando pontos de entendimento. “Tendo e quero governar com maioria e abro as portas para que isso aconteça. Vamos ver no fim das conversações o que é que isto dá”, declarou.
“Há matérias das quais não abdico”
Apesar da disponibilidade para o diálogo, o autarca sublinhou que existem prioridades inegociáveis: “Podemos discordar aqui ou ali, e podemos limar algumas arestas. Agora, obviamente, também há assuntos sobre os quais eu não abdico e de que não hei de abdicar.”
João Rodrigues destacou que os programas eleitorais das principais forças políticas “não são de todo inconciliáveis”, e apelou à responsabilidade e ao compromisso de todos os eleitos. “Temos todos um fim em comum, que é a qualidade de vida dos bracarenses.”
Composição do executivo e prioridades
Além da coligação liderada por João Rodrigues, o executivo municipal conta com três vereadores do PS, três do movimento independente Amar e Servir Braga, um do Chega e um da Iniciativa Liberal.
Entre as prioridades do novo mandato, o presidente destacou a construção da via circular externa e a entrada em vigor do Plano Diretor Municipal (PDM) ainda este ano. “No que depender de mim está. E é possível”, garantiu.
No arranque das funções, João Rodrigues confessou sentir “o peso da responsabilidade”, mas também “muita satisfação, alegria e até alguma adrenalina”. E concluiu: “Estou aqui para trabalhar em nome da cidade, para fazer desta a melhor cidade do país para se viver.”
































