O distrito de Braga passou hoje para aviso laranja por causa da chuva forte, juntando-se a Faro, Setúbal e Beja, que já se encontravam sob o mesmo nível de alerta, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). No caso de Braga, o mau tempo poderá começar a abrandar antes do início da tarde.
Viana do Castelo, Porto, Viseu, Aveiro, Coimbra, Portalegre, Santarém e Lisboa permanecem sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte e trovoada. Na Madeira, também a costa sul e as regiões montanhosas estão sob aviso amarelo. Já Évora está sob o mesmo alerta, mas devido ao vento forte, com rajadas até 80 km/h. Toda a costa ocidental e sul do país encontra-se igualmente sob aviso amarelo por agitação marítima.
O aviso laranja é acionado quando existe risco meteorológico moderado a elevado; o amarelo, quando há risco para determinadas atividades. Até às 22:00 de sexta-feira, Portugal continental registou 2.806 ocorrências relacionadas com o mau tempo, sobretudo na Península de Setúbal e Grande Lisboa. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) reporta 1.507 inundações, 529 quedas de árvore e 311 limpezas de via. A situação tem vindo a melhorar, com 59 ocorrências nas últimas três horas.
A ANEPC reforça a importância de medidas preventivas, como desobstruir sistemas de escoamento de águas pluviais, redobrar cuidados ao circular perto de áreas arborizadas ou zonas costeiras e evitar atividades junto ao mar. Recomenda ainda condução defensiva, não atravessar zonas inundadas e retirar bens de áreas vulneráveis.
A depressão Cláudia continua a afetar o continente e a Madeira desde quarta-feira, trazendo chuva intensa, vento forte e forte agitação marítima.
































