Barcelos aprova o maior orçamento de sempre para 2026

Documento ascende a 184 milhões de euros e foi aprovado com apenas dois votos contra

A Assembleia Municipal de Barcelos aprovou, na segunda-feira, o Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2026, no valor de 184 milhões de euros, o maior orçamento de sempre do município. A proposta recolheu 100 votos favoráveis, 24 abstenções e apenas dois votos contra.

De acordo com a autarquia, o documento foi viabilizado com os votos a favor de 61 deputados do PSD, três do CDS/PP, 13 do PS, 22 independentes e um do movimento Todos Barcelos. Abstiveram-se 17 deputados do PS e sete do Chega, enquanto um deputado da Iniciativa Liberal e um do Livre votaram contra.

O presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino Lopes, classificou o orçamento como “ambicioso, equilibrado e muito exigente”, sublinhando que reflete as opções sufragadas pelos barcelenses nas últimas eleições autárquicas.

“Este é o maior orçamento de sempre do Município de Barcelos, mas é também um orçamento equilibrado, que dá músculo ao investimento que queremos concretizar”, afirmou, citado em comunicado.

Equilíbrio financeiro e forte investimento

O autarca destacou o equilíbrio orçamental, explicando que o orçamento de 2026 equilibra receitas e despesas correntes, o que permitirá uma poupança de cerca de 27 milhões de euros, a aplicar em investimento municipal.

Outro dos pontos centrais aprovados foi a manutenção da taxa reduzida de IMI nos 0,33%, garantindo competitividade face aos municípios de Braga, Famalicão e Guimarães. Segundo a Câmara, esta opção representa uma renúncia a 4,5 milhões de euros de receita, valor que permanece “nos bolsos dos barcelenses”.

A proposta de IMI foi aprovada com 107 votos favoráveis, 17 abstenções do PS e um voto contra da IL.

Derrama, IRS e taxas municipais mantêm-se

Foi igualmente aprovada, por unanimidade, a manutenção da taxa reduzida da Derrama em 1,1%, bem como a isenção para empresas com volume de negócios até 150 mil euros, medida que visa incentivar o investimento no concelho.

No IRS, Barcelos continuará a aplicar uma taxa reduzida de 4,75%, em linha com os restantes municípios do antigo Quadrilátero Urbano. A proposta obteve 108 votos a favor, 17 abstenções do PS e um voto contra da IL.

As taxas de direito de passagem e demais taxas municipais (com exceção das concessionadas) mantêm, em 2026, os valores praticados em 2025, decisão aprovada com 109 votos favoráveis e 17 abstenções do PS.

Apoio ao comércio e restauração

Os deputados municipais aprovaram ainda, por unanimidade, a manutenção da redução de 50% nas taxas da Feira Semanal, bem como a isenção de taxas no Mercado Municipal Provisório.

Foi também aprovada a isenção de taxas de ocupação do espaço público (esplanadas) para o setor da restauração e bebidas, com 119 votos favoráveis e sete votos contra do Chega.

Devido ao adiantado da hora, os restantes pontos da ordem de trabalhos transitam para uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal, marcada para 12 de janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here