Treinador pede máxima concentração em todos os pormenores no primeiro jogo oficial de 2026
O treinador do Vitória SC, Luís Pinto, afirmou esta quinta-feira que a equipa minhota terá de estar “a um nível altíssimo, em todos os pormenores”, para vencer o Nacional, no encontro da 17.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, marcado para sexta-feira, às 20:45, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.
Sétimos classificados, com 22 pontos, os vimaranenses procuram um triunfo que lhes permita igualar os 25 pontos com que terminaram a primeira volta da edição 2024/25 do campeonato. Para isso, o técnico sublinha a necessidade de uma exibição com “personalidade”, capaz de orgulhar os adeptos no arranque competitivo de 2026.
“É um jogo que nos vai exigir estarmos muito ligados. É uma equipa que consegue manter os jogos sempre vivos, muito forte nas primeiras e segundas bolas, com um ataque à profundidade muito vincado. Em todos os pormenores, seja numa bola parada ou numa bola dividida, temos de estar a um nível altíssimo”, afirmou Luís Pinto, na antevisão ao encontro.
O treinador, de 36 anos, confessou ainda a vontade de “estragar o aniversário” do técnico adversário, Tiago Margarido, que completa 37 anos na sexta-feira. Sobre o Nacional, destacou a organização ofensiva e a eficácia nas bolas paradas, características que permitem à equipa madeirense manter os jogos em aberto até ao final, com exceção da derrota frente ao Sporting (4-1), na terceira jornada.
Com 16 golos marcados em 16 jornadas, Luís Pinto reconheceu que o Vitória precisa de “encontrar melhor os espaços” e de mostrar “mais critério” no último terço do terreno, algo que faltou sobretudo na segunda parte do empate sem golos frente ao Casa Pia, na ronda anterior.
“Nota-se crescimento, uma equipa mais madura e conhecedora, mas precisamos de criar mais perigo e ter maior proximidade à baliza adversária. Os números mostram isso e temos de trabalhar para melhorar”, admitiu.
O técnico revelou ainda que o médio Beni Mukendi, ausente desde 15 de dezembro por estar ao serviço da seleção de Angola na Taça das Nações Africanas, já eliminada, deverá regressar às opções para o duelo com a equipa do Funchal.
O Vitória SC recebe o Nacional, 13.º classificado com 16 pontos, em jogo da 17.ª jornada da I Liga, com arbitragem de André Narciso, da associação de Setúbal.


































