Último dia de ações contrasta com a maioria dos candidatos, que se concentra na região de Lisboa
A campanha para as eleições presidenciais de domingo termina esta sexta-feira, com a maioria dos candidatos a concentrar as últimas iniciativas na região de Lisboa. A exceção é feita a Catarina Martins e João Cotrim Figueiredo, que escolheram o Minho para encerrar a campanha.
A candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda inicia o dia com uma visita ao mercado de Guimarães, seguindo depois para as oficinas da EMEF, em Guifões, no concelho de Matosinhos. O encerramento da campanha de Catarina Martins acontece ao jantar, no Porto.
Também João Cotrim Figueiredo, candidato apoiado pela Iniciativa Liberal, passa pelo mercado de Guimarães, cerca de meia hora antes da visita de Catarina Martins. O liberal segue depois para Braga, onde visita a fábrica da Trimalhas e termina o dia com um jantar-comício.
Seguro começa no Norte e termina em Lisboa
No último dia de campanha, António José Seguro arranca às 08h30 com uma visita à feira de Vila do Conde. Segue depois para o Mercado do Bolhão, no Porto, almoça nos Bombeiros de Vila Nova de Gaia, passa pelas Caldas da Rainha para uma arruada e termina o dia com uma sessão em Lisboa. O candidato é apoiado pelo Partido Socialista.
Gouveia e Melo, Marques Mendes e Ventura fecham em Lisboa
Henrique Gouveia e Melo concentra a agenda na região de Lisboa. De manhã, visita o mercado de Benfica e a Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa com Deficiência, na Amadora. Durante a tarde, desloca-se ao Museu Paula Rego, em Cascais, faz uma viagem no chamado “comboio da esperança” e encerra a campanha com um comício no Pátio da Galé, em Lisboa.
O candidato apoiado pelo PSD/CDS-PP, Marques Mendes, começa o dia em Sintra, com contactos no mercado municipal, seguindo depois para Lisboa, onde almoça com mulheres na Cervejaria Trindade e encontra apoiantes na Gare Marítima da Rocha de Conde de Óbidos. O encerramento da campanha acontece num encontro com a juventude, em Algés.
André Ventura, presidente do Chega, termina a campanha com a tradicional descida do Chiado, marcada para as 14h30, e com um comício de encerramento em Lisboa.
António Filipe e Jorge Pinto também na reta final
O candidato apoiado pelo PCP, António Filipe, realiza de manhã uma ação na Baixa da Banheira. Ao final da tarde, participa num desfile em Lisboa, com início no Largo do Carmo, contando com a presença do secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo. O dia termina com um comício em Loures.
Jorge Pinto, apoiado pelo Livre, faz hoje uma viagem de comboio entre o Porto e Lisboa, encerrando a campanha com uma festa-comício na capital, que contará com a presença do co-líder do partido, Rui Tavares, e da deputada Isabel Mendes Lopes.
Onze candidatos a Belém
Além dos principais candidatos, concorrem também às eleições presidenciais de domingo o pintor Humberto Correia, André Pestana e o músico Manuel João Vieira, num total de 11 candidatos, um número recorde.
O vencedor do sufrágio sucederá a Marcelo Rebelo de Sousa, eleito em 2016, que termina o seu mandato em março. Caso nenhum candidato obtenha maioria absoluta, está prevista uma segunda volta a 8 de fevereiro, disputada pelos dois mais votados.
































