Colapso de muro de contenção sobre os carris terá provocado a colisão
Uma pessoa morreu e pelo menos 14 ficaram feridas na sequência de um acidente ferroviário ocorrido hoje em Barcelona, após um comboio de passageiros ter colidido com um muro de contenção que colapsou sobre os carris, informou a Proteção Civil da Catalunha.
O acidente envolveu um comboio da linha 4 da rede Rodalies, que circulava entre Gelida e Sant Sadurní d’Anoia, segundo avançou a agência Efe. De acordo com o jornal El País, a vítima mortal é o maquinista da composição, havendo ainda quatro feridos em estado grave.
Para o local foram mobilizadas cerca de 15 ambulâncias e 11 equipas de bombeiros, confirmaram fontes dos Mossos d’Esquadra, a polícia autonómica catalã. O serviço de emergência 112 recebeu, até ao momento, 28 chamadas relacionadas com o incidente.
O acidente ocorreu num dia marcado por chuvas intensas em toda a região da Catalunha, levando as autoridades a ativarem o plano Ferrocat, o protocolo especial de resposta a acidentes ferroviários.
Ainda esta noite, registou-se um segundo acidente ferroviário na Catalunha, depois de um comboio ter descarrilado ao colidir com uma pedra que caiu sobre a linha férrea, igualmente devido às condições meteorológicas adversas. O incidente ocorreu na linha R1 da Rodalies, entre Maçanet Massanes e Tordera, no distrito de Barcelona.
Segundo fontes da gestora da infraestrutura ferroviária Adif, seguiam dez passageiros a bordo dessa composição, não havendo registo de feridos.
Este novo acidente acontece poucos dias após a tragédia ferroviária registada no domingo no município de Adamuz, na província de Córdova, onde pelo menos 41 pessoas morreram na colisão entre dois comboios de alta velocidade, um da empresa privada Iryo, que seguia de Málaga para Madrid, e outro da empresa pública Renfe, que circulava em sentido contrário, de Madrid para Huelva.



































