O Vitória SC colocou fim a uma sequência de cinco jogos sem vencer ao golear o CD Tondela por 5-0, em partida da 28.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, dominando por completo o encontro disputado no Estádio D. Afonso Henriques.
A formação vimaranense entrou praticamente a vencer, com Oumar Camara a inaugurar o marcador logo aos cinco minutos, na sequência de uma boa jogada ofensiva. Aos 18 minutos, Miguel Nogueira ampliou a vantagem, deixando o Vitória confortável ainda antes do intervalo.
Apesar da pressão inicial do Tondela, a equipa visitante revelou fragilidades defensivas que foram sendo exploradas pelos homens da casa, que controlaram o jogo com organização e eficácia.
Na segunda parte, o Vitória SC não abrandou o ritmo e resolveu definitivamente o encontro em apenas 10 minutos. Samu fez o 3-0 de grande penalidade, aos 51 minutos, e Gustavo Silva aumentou para 4-0 pouco depois, aos 55. João Mendes fechou a contagem aos 65 minutos, também da marca dos 11 metros.
Com este triunfo expressivo, o Vitória SC mantém o nono lugar, agora com 35 pontos, igualando o oitavo classificado, enquanto o Tondela continua em posição delicada, no 17.º lugar, com 20 pontos.
A equipa orientada por Gil Lameiras demonstrou eficácia ofensiva e solidez defensiva, alcançando a vitória mais dilatada da temporada e dando sinais positivos para a reta final do campeonato.
Gil Lameiras, treinador do Vitória de Guimarães, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após o triunfo (5-0) na receção ao Tondela
https://www.facebook.com/reel/691345470730384
O treinador do Vitória SC, Gil Lameiras, mostrou-se satisfeito com a resposta da equipa após a goleada por 5-0 frente ao CD Tondela, embora tenha admitido surpresa pela dimensão do resultado.
Na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, o técnico sublinhou a evolução coletiva como fator determinante para o triunfo.
Resposta acima do esperado
«Acima de tudo acho que olharmos para nós e perceber o que tínhamos de melhorar foi importante. Não estava à espera que a equipa desse já esta resposta, mas não me admira pelo que têm trabalhado e pelo que têm acreditado na passagem de ideias. Não estava à espera deste resultado, mas penso que os jogadores fizeram por merecer», afirmou.
Equilíbrio defensivo como base
Gil Lameiras destacou ainda a importância da solidez defensiva, apontando que esse foi o ponto de partida para a melhoria exibicional.
«Primeiramente por aí. No jogo com o Famalicão não quisemos alterar nada, no jogo com o Benfica não foram erros defensivos, mas sim ofensivos. Tentámos trabalhar o porquê das coisas. A equipa estava a marcar golos, mas acabava por sofrer, o que causa intranquilidade. Os jogadores têm sido comprometidos, começámos pela parte defensiva, e as coisas acabam por acontecer», explicou.
Confiança e meritocracia no plantel
O treinador valorizou também o desempenho de jogadores como Miguel Nogueira e João Mendes, ambos em estreia a marcar, reforçando a ideia de competitividade interna.
«Não existem titulares indiscutíveis, a cada treino há uma oportunidade de se mostrarem. Neste momento o Miguel é titular porque merece e porque acreditamos. O João Mendes não tinha feito grandes jogos até agora, mas sabemos a qualidade e o talento dele», referiu.
Lameiras deixou ainda elogios a Samu, pela atitude no lance do penálti: «Uma palavra ao Samu, o batedor de penáltis, que deu a bola ao João, sendo sinónimo da coesão do grupo».
Foco no futuro
Apesar do resultado expressivo, o técnico desvalorizou o impacto emocional da vitória, mantendo o foco no que aí vem.
«Significou três pontos e pensar já no próximo jogo», concluiu.
Sobre a ausência de Abascal, esclareceu que o defesa ficou de fora por questões físicas: «Achámos que não estava na melhor forma física».
Gonçalo Feio, treinador do Tondela, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após a derrota pesada (5-0) frente ao Vitória de Guimarães
O treinador do CD Tondela, Gonçalo Feio, assumiu as fragilidades da sua equipa após a derrota pesada por 5-0 frente ao Vitória SC, destacando sobretudo a incapacidade de reagir à perda da bola.
Na conferência de imprensa no Estádio D. Afonso Henriques, o técnico começou por dar mérito ao adversário:
«O Vitória está de parabéns, ganhou o jogo, foi muito eficaz».
Problemas na reação à perda
Gonçalo Feio explicou que a tentativa de implementar uma nova identidade acabou por expor a equipa em momentos-chave.
«Numa tentativa de mudar a identidade da nossa equipa, de querer ser mais protagonistas e tirar a bola ao adversário, em sua casa, acabámos por não estar bem preparados para a perda da bola. Sabíamos que não íamos fazer um jogo perfeito ao fim de cinco dias, mas a primeira transição acaba em golo».
Apesar do arranque negativo, o treinador considerou que a equipa tentou reagir:
«Reagimos de forma positiva, não vi a equipa a cair ou a perder discernimento. Depois, na segunda transição, dá o segundo golo. Aí as coisas são diferentes».
Segunda parte decisiva
O terceiro golo sofrido no início da segunda parte acabou por definir o rumo do encontro:
«Na segunda parte sofremos logo o terceiro, a disputa de pontos acaba aí».
Feio reconheceu ainda o impacto emocional dos golos sofridos cedo no jogo:
«É um momento complicado para a equipa, sofrer dois golos cedo afeta bastante a confiança dos jogadores».
Confiança no processo apesar da derrota
Apesar do resultado pesado, o técnico mostrou-se confiante na evolução da equipa e no trabalho que está a ser desenvolvido.
«Hoje é um primeiro passo. Ainda temos sete jogos, continuamos a depender só de nós. Hoje aprendi muito sobre os meus jogadores a nível competitivo. Temos um caminho duro, com muito a trabalhar».
Gonçalo Feio terminou reforçando a crença no projeto:
«O processo até aqui, de aquisição, tem sido positivo, hoje foi um dia terrível para nós. Continuo a acreditar».
Ficha de jogo
Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.
Vitória SC – Tondela, 5-0.
Ao intervalo: 2-0.
Marcadores
1-0, Oumar Camara, 05 minutos.
2-0, Miguel Nogueira, 18.
3-0, Samu, 51 (grande penalidade).
4-0, Gustavo Silva, 55.
5-0, João Mendes, 65 (grande penalidade).
Equipas
– Vitória SC: Charles, Tony Strata (Miguel Maga, 75), Óscar Rivas, Thiago Balieiro, João Mendes (Lebedenko, 81), Beni Mukendi, Gonçalo Nogueira, Samu (Diogo Sousa, 66), Miguel Nogueira (Noah Saviolo, 66), Oumar Camara e Gustavo Silva (Telmo Arcanjo, 75).
(Suplentes: Juan Castillo, Miguel Maga, Miguel Nóbrega, Lebedenko, Diogo Sousa, Telmo Arcanjo, Fabio Blanco, Noah Saviolo e Ejike Opara).
Treinador: Gil Lameiras.
– Tondela: Bernardo Fontes, Bebeto, Christian Marques, Brayan Medina, Maviram (Rodrigo Conceição, 56), Juanse, Hodge (Hélder Tavares, 80), Pedro Maranhão (Aiko, 56), Rony Lopes (Hugo Félix, 68), Van der Heide (Moudjatovic, 56) e Jordy.
(Suplentes: Lucas Cañizares, Rodrigo Conceição, Tiago Manso, João Silva, Hélder Tavares, Hugo Félix, Aiko, Moudjatovic e Kimpioka).
Treinador: Gonçalo Feio.
Árbitro: Carlos Macedo (AF Braga).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Brayan Medina (47) e Diogo Sousa (87).
Assistência: 13.936 espetadores.
































