Manuel Caldeira Cabral quer reforçar aposta na formação de líderes e preparar nova sede no histórico Edifício do Castelo em Braga
O ex-ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral foi nomeado diretor da UMinhoExec – Escola de Formação de Executivos, estrutura da Universidade do Minho dedicada à formação avançada de quadros executivos.
A nomeação foi hoje divulgada pela universidade, com o académico a assumir o novo cargo com a missão de consolidar o crescimento e a afirmação da escola de executivos.
“Consolidar a estratégia de crescimento e afirmação da UMinhoExec” é o objetivo central agora traçado pela nova liderança, num momento em que a instituição prepara também uma mudança significativa de instalações.
A UMinhoExec irá passar a ter sede própria no centro de Braga, no histórico Edifício do Castelo, atualmente em reabilitação. O projeto representa um investimento de cerca de nove milhões de euros e pretende criar um polo moderno de formação híbrida e inovação.
Segundo a universidade, o espaço foi pensado para funcionar como um centro de atração de talento e ligação direta entre o ensino superior e o tecido económico.
Criada em 2014, a UMinhoExec já formou mais de 6.000 profissionais e realizou cerca de 160 programas de formação, colaborando com instituições como a Caixa Geral de Depósitos, Segurança Social, Autoridade Tributária e várias empresas de referência nacional.
Com a nova liderança, a escola pretende reforçar a ligação à economia e às empresas, especialmente na região Norte, onde mantém 20 entidades fundadoras associadas.
Manuel Caldeira Cabral tem um percurso académico e político amplamente ligado à Universidade do Minho. Professor da Escola de Economia, Gestão e Ciência Política desde 2004, foi também ministro da Economia entre 2015 e 2018 no XXI Governo Constitucional.
Além da experiência governativa, desempenhou funções em entidades como a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e integra atualmente vários conselhos estratégicos ligados à inovação e desenvolvimento económico.
A sua ligação à universidade e à região de Braga reforça agora o objetivo de posicionar a UMinhoExec como uma referência nacional na formação de executivos e na ligação entre academia e empresas.































