SC Braga confirma apuramento para a fase de liga da Liga Conferência

Empate sem golos em Viena foi suficiente para os arsenalistas defenderem a vantagem de 2-0 conquistada na primeira mão e garantirem a presença na terceira competição europeia

O SC Braga está na fase de liga da Liga Conferência. Os arsenalistas empataram esta quinta-feira sem golos diante do Áustria Viena, na capital austríaca, e confirmaram o apuramento graças à vitória por 2-0 alcançada há uma semana no Estádio Municipal de Braga.

A equipa de Carlos Vicens voltou a revelar pragmatismo numa partida em que teve de lidar com a pressão de um adversário obrigado a marcar para relançar a eliminatória. O resultado permitiu aos minhotos gerir a vantagem e garantir a continuidade na competição europeia.

Braga controla e segura vantagem

Carlos Vicens promoveu apenas uma alteração relativamente ao onze apresentado na primeira mão, com Diego Rodrigues a entrar para o lugar de Huseinbasic, que ficou de fora por problemas físicos.

O Áustria Viena entrou à procura de um golo que pudesse mudar o rumo da eliminatória e teve a primeira tentativa com algum perigo aos nove minutos, quando Hettewer rematou por cima da baliza defendida por Bernardo Fontes.

O SC Braga respondeu aos 16 minutos, numa iniciativa pela direita que deixou Fran Navarro muito perto de conseguir o desvio para a baliza austríaca.

Aos 20 minutos surgiu a melhor oportunidade dos anfitriões na primeira parte. Eggestein recebeu em zona frontal e rematou à entrada da área, mas Bernardo Fontes estava atento e conseguiu defender, embora sem agarrar a bola à primeira.

Os bracarenses sentiram algumas dificuldades durante este período, mas foram equilibrando o encontro e terminaram a primeira parte com uma oportunidade de perigo. Aos 40 minutos, depois de uma boa combinação coletiva, Gabriel Silva rematou para uma defesa segura do guarda-redes Radlinger.

Segunda parte sem grandes sobressaltos

O Áustria Viena tentou aumentar a pressão após o intervalo, mas encontrou pela frente uma equipa do SC Braga organizada e consciente da vantagem que tinha conquistado na primeira mão.

Os austríacos não conseguiram criar uma oportunidade verdadeiramente clara para marcar e o Braga começou a encontrar espaços para explorar o contra-ataque.

Aos 62 minutos, Dorgeles teve oportunidade de inaugurar o marcador através de um livre direto, mas o remate saiu à figura de Radlinger.

A melhor ocasião de todo o encontro pertenceu, contudo, aos minhotos. Aos 70 minutos, Travassos recuperou a bola junto à sua própria área e arrancou numa impressionante cavalgada, percorrendo dezenas de metros até entrar na área adversária. O remate obrigou Radlinger a uma defesa difícil.

Já perto do final, Gabri Martínez ainda teve uma boa oportunidade para marcar, mas rematou ao lado aos 90+4 minutos.

Milosevic estreia-se pelo SC Braga

A partida ficou ainda marcada pela estreia de Jovan Milosevic com a camisola arsenalista. O avançado sérvio, contratado pelo SC Braga nos últimos dias, entrou aos 83 minutos para o lugar de Pau Víctor.

Apesar de não ter conseguido marcar na estreia, Milosevic passa agora a ser mais uma opção para Carlos Vicens numa fase da temporada em que o calendário europeu e nacional promete continuar a exigir bastante do plantel.

3,1 milhões de euros garantidos

Com a entrada na fase de liga da Liga Conferência, o SC Braga garante desde já cerca de 3,1 milhões de euros em prémios da UEFA.

A qualificação surge depois de os minhotos terem ultrapassado o Zeleznicar Pancevo, da Sérvia, o Dínamo Minsk, da Bielorrússia, e agora o Áustria Viena, fechando com sucesso um percurso de três eliminatórias.

O clube bracarense entra assim na fase de liga da terceira competição da UEFA, com a ambição de chegar “o mais longe possível”, objetivo assumido publicamente pelo presidente António Salvador.

Sorteio realiza-se esta sexta-feira

O SC Braga conhece esta sexta-feira os adversários que terá pela frente na fase de liga da Liga Conferência.

Depois de uma noite de pragmatismo em Viena, os arsenalistas podem agora começar a preparar uma nova etapa europeia, com o objetivo de prolongar ao máximo a aventura continental.

Diogo Travassos destaca força do grupo após apuramento: «Tão importantes como os titulares eram os jogadores do banco»

Lateral do SC Braga entrou na segunda parte frente ao Áustria Viena e sublinha a união do plantel na conquista da passagem à fase de liga da Liga Conferência

O SC Braga garantiu esta quinta-feira a presença na fase de liga da Liga Conferência, depois de empatar 0-0 no terreno do Áustria Viena e confirmar a vantagem de 2-0 alcançada na primeira mão, em Braga. Diogo Travassos, lançado por Carlos Vicens na segunda parte, destacou a importância de todo o grupo no apuramento e deixou uma mensagem de união após uma eliminatória exigente.

«O principal é a equipa»

Diogo Travassos reconheceu que os bracarenses já esperavam dificuldades na deslocação à Áustria, perante uma equipa obrigada a assumir maiores riscos para tentar recuperar a desvantagem trazida da primeira mão.

«Sabíamos que era um jogo muito complicado, que eles iam correr atrás do resultado e que nos iam pressionar muito alto», explicou o jogador, salientando também o ambiente criado pelos adeptos do Áustria Viena.

Apesar da pressão da equipa austríaca, o SC Braga conseguiu manter a baliza inviolada e gerir a vantagem conquistada na Pedreira, assegurando a passagem à fase de liga.

Banco foi decisivo

O lateral destacou particularmente a capacidade de resposta dos jogadores que começaram o encontro no banco de suplentes e que foram chamados a intervir durante a segunda parte.

«Sabemos que tão importante como os onze titulares também eram os do banco. Estávamos todos preparados», afirmou Diogo Travassos, garantindo que qualquer jogador que entrasse estaria preparado para dar o máximo pela equipa.

«Naquele momento fui eu, mas podia ter sido outro a entrar que sabia que ia dar o mesmo. Tínhamos todos o mesmo objetivo, o de passar», acrescentou.

A afirmação reforça a ideia de um plantel unido numa fase da temporada em que o SC Braga tem enfrentado uma sequência exigente de jogos, entre campeonato e competições europeias.

«Não sofremos nenhum golo»

Travassos fez ainda questão de destacar um dos dados mais importantes da eliminatória: o SC Braga não sofreu qualquer golo frente ao Áustria Viena.

Depois do triunfo por 2-0 na primeira mão, os arsenalistas seguraram o empate sem golos em Viena e confirmaram o apuramento com duas balizas invioladas.

«Fizemo-lo, e é de relembrar que não sofremos nenhum golo», sublinhou o jogador.

Foco já está no próximo jogo

Apesar da satisfação pelo objetivo europeu alcançado, Diogo Travassos deixou claro que o grupo não pretende embandeirar em arco e já está concentrado nos próximos desafios.

«Temos de pôr os pés no chão, focar no próximo jogo, que vai ser muito importante», afirmou.

O SC Braga assegurou assim a presença na fase de liga da Liga Conferência, depois de ultrapassar Zeleznicar Pancevo, Dínamo Minsk e Áustria Viena nas diferentes rondas de qualificação.

Para os bracarenses, a entrada na fase de liga representa também um importante encaixe financeiro e permite ao clube prosseguir a campanha europeia com o objetivo assumido de chegar o mais longe possível na competição.

Moutinho destaca personalidade do SC Braga: «Temos de nos adaptar ao que o jogo pede»

Capitão dos bracarenses realça capacidade da equipa para resistir à pressão do Áustria Viena e garante que o grupo já está focado na próxima fase da Liga Conferência

O SC Braga confirmou esta quinta-feira a presença na fase de liga da Liga Conferência, depois de empatar 0-0 no terreno do Áustria Viena e defender a vantagem de 2-0 conquistada na primeira mão, no Estádio Municipal de Braga. No final do encontro, João Moutinho destacou a capacidade de reação dos arsenalistas perante a forte pressão inicial da equipa austríaca e sublinhou a importância da personalidade demonstrada pelos jogadores.

Pressão inicial obrigou a Braga a adaptar-se

João Moutinho reconheceu que o encontro em Viena foi mais exigente do que poderia parecer tendo em conta a vantagem de dois golos alcançada na primeira mão. O Áustria Viena entrou determinado a reduzir rapidamente a desvantagem e colocou os bracarenses sob forte pressão desde os primeiros minutos.

«Nenhum jogo é fácil. Sabíamos que o Áustria Viena não tinha nada a perder depois de em casa ganharmos 2-0. Vieram-nos pressionar de uma forma agressiva, que não nos deixava sair a jogar», explicou o médio português.

O capitão do SC Braga admitiu que os primeiros momentos foram particularmente complicados, mas destacou a capacidade da equipa para ultrapassar essa fase e começar a controlar o ritmo do encontro.

«Os primeiros momentos foram difíceis porque estavam com o fulgor todo, mas depois conseguimos assentar no jogo e ter bola», acrescentou.

«Temos de ter personalidade»

Para Moutinho, um dos principais méritos do SC Braga esteve na capacidade de não perder a organização perante a pressão adversária e de encontrar soluções para sair de situações complicadas.

O experiente médio considera que é precisamente nestes momentos que uma equipa precisa de demonstrar personalidade e inteligência para adaptar o seu jogo às circunstâncias.

«Temos de ter personalidade para saber, nestes momentos em que nos vêm pressionar, não perder a bola», afirmou.

O internacional português entende ainda que a leitura do jogo tem de ser feita dentro do próprio relvado, uma vez que os adversários procuram explorar as características e eventuais fragilidades do SC Braga.

«Dentro de campo vimos uma coisa, fora de campo vê-se outra»

Moutinho explicou que a preparação realizada antes dos jogos nem sempre corresponde ao que acontece durante os 90 minutos, obrigando os jogadores a tomar decisões e a adaptar-se constantemente.

«Dentro de campo vimos uma coisa, fora de campo vê-se outra, mas nós, dentro de campo, é que temos de sentir o que está a acontecer e, por vezes, temos de ser nós a adaptar ao que o jogo pede», afirmou.

O médio acrescentou que a comunicação entre os jogadores é fundamental para corrigir posicionamentos, ultrapassar os problemas identificados e conduzir a partida para o cenário pretendido.

«Entre nós temos de falar, adaptar, corrigir e depois levar o jogo para o que queremos: ter bola, criar oportunidades e finalizar», explicou.

Baliza inviolada e objetivo cumprido

Apesar de o SC Braga não ter conseguido marcar em Viena, Moutinho considerou que o mais importante foi alcançado: a equipa segurou o empate sem golos e confirmou a passagem à fase de liga da competição.

«Hoje não conseguimos finalizar, mas conseguimos o resultado que era importante para nós, para passarmos à próxima fase», resumiu.

Depois do triunfo por 2-0 na Pedreira, os arsenalistas mantiveram a vantagem na segunda mão e terminaram a eliminatória sem sofrer qualquer golo frente ao conjunto austríaco.

O SC Braga ultrapassou, assim, mais um obstáculo europeu e garantiu a presença na fase de liga da Liga Conferência, depois de também ter eliminado o Zeleznicar Pancevo e o Dínamo Minsk nas rondas anteriores.

«Esta competição tem muito boas equipas»

Com o apuramento assegurado, as atenções viram-se agora para o sorteio da fase de liga. Moutinho rejeita, contudo, qualquer ideia de que a Liga Conferência seja uma competição de menor exigência.

«O que tiver de ser, será. As equipas são boas, esta competição é difícil. Muita gente pensa que não, mas tem muito boas equipas», alertou.

O capitão dos bracarenses garante que a abordagem do grupo será a mesma independentemente do adversário que surgir no sorteio.

«Vamos pensar jogo a jogo. As equipas que calharem, vamos tentar ganhar, como fazemos em todos os jogos», concluiu.

Com o objetivo europeu alcançado, o SC Braga entra agora numa nova fase da temporada, com a possibilidade de continuar a competir na Europa e com ambições renovadas numa prova em que pretende chegar o mais longe possível.

Ficha de jogo

Estádio Franz-Horr, em Viena.

Equipas

– Áustria Viena: Samuel Radlinger, Johannes Handl, Aleksandar Dragovic (Hasan Deshihsku, 80), Kang Hee Lee, Reinhold Ranftl (Daniel Nnodim, 65), Florian Wustinger, Manfred Fischer, Tae-seok Lee, Julian Hettwer (Sanel Saljic, 46), Kelvin Boateng (Vasilije Markovic, 65) e Johannes Eggestein (Moritz Wels, 72).

(Suplentes: Lukas Wedl, Kenan Jusic, Mirko Kos, Sanel Saljic, Philipp Maybach, Vasilije Markovic, Matteo Schablas, Moritz Wels, Daniel Nnodim, Abdoulye Kante, Valentin Toifl e Hasan Deshihsku).

Treinador: Stephan Helm.

– SC Braga: Bernardo Fontes, Lagerbielke, Vítor Carvalho, Bajrami, Victor Gómez, João Moutinho, Tiknaz, Gabriel Silva (Gabri Martínez, 90+1), Diego Rodrigues (Diogo Travassos, 55), Pau Victor (Milosevic, 83) e Fran Navarro (Dorteles, 55).

(Suplentes: Tiago Sá, João Carvalho, Diogo Travassos, Jónatas Noro, Barisic, Sergio Barcia, João Trovisco, Luisinho, Dorgeles, Rúben Furtado, Gabri Martínez e Milosevic).

Treinador: Carlos Vicens.

Árbitro: Nikola Dabanovic (Montenegro).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Manfred Fischer (30), Fran Navarro (30), Tae-seok Lee (34) e João Moutinho (79).

Assistência: 9.702 espectadores

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here