Universidade do Minho está representada em 17 unidades de investigação na lista internacional de 2026. O Centro de Engenharia Biológica lidera a participação da instituição, com 19 investigadores distinguidos.
A Universidade do Minho (UMinho) conta com 72 cientistas entre os 2% mais citados do mundo, de acordo com a edição de 2026 da lista World’s Top 2% Scientists, elaborada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em colaboração com a editora científica Elsevier.
A classificação reúne perto de 250 mil investigadores a nível mundial, dos quais 1.060 estão ligados a instituições portuguesas. Na UMinho, os cientistas selecionados estão distribuídos por 17 unidades de investigação, refletindo a presença da instituição em diferentes áreas do conhecimento.
Entre os investigadores da universidade que ocupam posições de destaque na classificação global encontram-se Natália Cruz-Martins, Paulo Lourenço, Rui L. Reis, Fernando Pacheco-Torgal e Assunção Flores, respetivamente nos lugares 3.221, 5.738, 7.466, 9.545 e 12.025.
Centro de Engenharia Biológica reúne 19 investigadores
O Centro de Engenharia Biológica é a unidade da UMinho com maior representação na lista, contando com 19 investigadores distinguidos.
Segue-se o Centro de Física, com dez cientistas, enquanto o Grupo 3B’s – Grupo de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos reúne oito nomes. O Centro Algoritmi conta com seis investigadores.
O Centro de Microssistemas Eletromecânicos e o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde têm cinco representantes cada.
Com três investigadores surgem o Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil, o Centro de Química e o Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia.
A lista inclui ainda cientistas de outras unidades da universidade, entre as quais o Centro de Investigação em Estudos da Criança, o Centro de Território, Ambiente e Construção, o Centro de Biologia Molecular e Ambiental, o Centro de Investigação em Gestão, Mercados e Sociedade, o Instituto de Ciências Sociais, o Instituto de Ciências da Terra, o Instituto de Polímeros e Compósitos e o Centro de Engenharia Mecânica e Sustentabilidade de Recursos.
Impacto científico e citações sustentam classificação
A lista World’s Top 2% Scientists está organizada em 20 áreas científicas e 174 disciplinas. A avaliação considera indicadores relacionados com o impacto da produção científica, incluindo o índice dos investigadores, o volume de publicações e as citações dos respetivos trabalhos.
Os dados utilizados nesta edição têm origem na base bibliográfica Scopus e dizem respeito à produção científica de 2025.
Criada em 2019, a iniciativa procura disponibilizar informação pública sobre o impacto da investigação e a influência dos cientistas no avanço do conhecimento. A metodologia inclui também medidas destinadas a combater práticas abusivas de autocitação.
Seis investigadores da UMinho destacados pela carreira
A edição contempla ainda uma classificação baseada no impacto acumulado ao longo da carreira científica.
Nesta lista, a Universidade do Minho está representada por Marian Brownell Anderson, da Escola de Medicina; José Covas e Júlio Viana, do Instituto de Polímeros e Compósitos; Manuel Filipe Costa e Yuliy Bludov, do Centro de Física; e Wolfram Erlhagen, do Centro de Matemática.
A presença dos investigadores nas duas classificações evidencia a diversidade das áreas científicas em que a UMinho desenvolve atividade e a projeção internacional do trabalho produzido pelos seus centros de investigação.































