Treinador do Gil Vicente reencontra o antigo clube, com o qual conquistou a Taça da Liga na época passada, mas garante que o conhecimento mútuo não será determinante.
Luís Pinto considera que o facto de ter orientado o Vitória SC na temporada passada não representa uma vantagem especial para o Gil Vicente no encontro desta segunda-feira, referente à 10.ª jornada da I Liga. O treinador dos gilistas antevê um desafio exigente frente a uma equipa que chega a Barcelos moralizada pela goleada por 5-0 ao Marítimo.
“Obviamente que tenho um conhecimento grande daquilo que são as características dos jogadores. Também tenho um conhecimento grande daquilo que é o Tiago Margarido enquanto treinador, enquanto pessoa, porque somos amigos há muitos anos. O mesmo também se passa do outro lado. Por isso, não acredito que haja vantagens nesse sentido”, afirmou.
Reencontro com significado especial
O técnico reconheceu, ainda assim, que o jogo terá um significado particular, por voltar a defrontar um clube que representou na época passada e ao serviço do qual conquistou a Taça da Liga.
“Acaba por ser um jogo especial, não por defrontar pela primeira vez o Vitória, mas por voltar a encontrar pessoas com quem trabalhei, com quem tive o privilégio de sermos felizes juntos”, explicou, acrescentando que guarda boas recordações dessa passagem, mas que agora quer vencer ao serviço do Gil Vicente.
Sobre o adversário, Luís Pinto destacou a intensidade física e a verticalidade do futebol do Vitória SC, características que, na sua perspetiva, vão obrigar a equipa de Barcelos a manter elevados níveis de concentração.
“Acredito que vai ser um jogo extremamente desafiante e que nos vai colocar dificuldades muito diferentes dos últimos jogos”, antecipou.
Eficácia ofensiva continua a ser preocupação
Depois das derrotas frente ao FC Porto, para o campeonato, e ao Benfica, na Taça da Liga, o treinador afastou preocupações com o desgaste físico e emocional provocado pela sucessão de jogos. Pelo contrário, considera que a experiência de competir durante a semana e ao fim de semana é importante para o crescimento do clube.
Luís Pinto reconheceu, contudo, que a equipa tem criado oportunidades, mas não tem conseguido traduzi-las em golos.
“Os nossos jogadores têm qualidade, têm capacidade para fazer mais golos do que aqueles que nós temos feito. Esta é a realidade. Temos conseguido ter alguma produção ofensiva e não estamos a conseguir materializar”, admitiu, defendendo que o grupo deve continuar concentrado no processo de jogo e confiar que a eficácia vai surgir.
O Gil Vicente ocupa o sétimo lugar, com 14 pontos, enquanto o Vitória SC é 13.º classificado, com oito.
O encontro está marcado para esta segunda-feira, às 20h15, no Estádio Cidade de Barcelos, e será dirigido pelo árbitro Hélder Carvalho, da Associação de Futebol de Santarém.
































