Cadelas abatidas a tiro de caçadeira.

Duas cadelas de caça da raça podengo foram abatidas a tiros de caçadeira, em Amares, estando os crimes a ser investigados pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Comando Territorial da GNR de Braga, faltando encontrar ainda duas outras cadelas, da mesma raça.

As cadelas, uma adulta e uma bebé, morreram atingidas por nove e sete chumbos, ambos de zagalote, segundo foi constatado pelos peritos da GNR e por uma veterinária, que já analisou os cadáveres, para determinar que arma fez os disparos.

“Vários dos meus cães tinham fugido do canil de minha casa, faz domingo uma semana, uns acabaram por aparecer, mas estes dois nunca mais deram sinais de vida. Depois, fui alertado da sua morte por um amigo. Quando dei com eles mortos, estava lá a GNR, a tomar conta da ocorrência”, disse ao JN o dono das cadelas, Carlos Fernandes, um caçador.

O dono dos animais salientou que irá “até ao fim para esclarecer toda esta situação”. “Estou certo que brevemente as autoridades chegarão até aos autores destes crimes, será só uma questão de tempo, há várias pistas que para já vão todas no mesmo sentido, é só esperar”, revelou ao JN.

A propriedade onde estavam os cães situa-se na freguesia de Sequeiros, do concelho de Amares, tendo os animais sido encontrados mortos, com tiros de zagalote, que são proibidos por lei, num terreno a cerca de um quilómetro e meio da quinta, na localidade de Santa Cruz, onde se dividem os municípios de Amares e Terras de Bouro.