Miguel Oliveira, diretor da NQ Digital Agency (NQDA), considera que a frase “somos uma empresa de boas pessoas”, da autoria do seu sócio Ricardo Correia, “daria um bom slogan” para a firma, que fundou em 2009 com três amigos, todos estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
É que a agência digital especializada na comunicação, design e desenvolvimento online, nascida de um projeto vencedor do Poliempreende (maior rede de empreendedorismo nacional no ensino superior politécnico), preza valores como a honestidade, que, garantem os seus fundadores, se sobrepõem, se necessário, à rentabilidade dos projetos em que trabalham.
Atualmente com uma equipa de 11 pessoas, a empresa tem como característica albergar entre diretores e trabalhadores oito ex-alunos do IPVC, a maioria de fora do município.
“Viana era a cidade onde queríamos viver. Quando terminamos o curso, queríamos ficar cá e como nós uma série de colegas. A questão é que havia um queixume que não havia trabalho adequado à formação de cada um. Nós optamos por criar o próprio negócio”, explica Ricardo Correia.
Em nove anos, a NQDA, que nasceu para ser “um laboratório de usabilidade” das soluções web desenvolvidas para o mercado, teve avanços e recuos em termos de área de negócio. A partir de 2016, “focou-se nas soluções digitais”, trabalhando em regime outsourcing, e deu o salto. Nesse ano, o volume de negócios, “cresceu 60 %”, em 2017 voltou a subir “50 %” e a meta para 2018 é “atingir meio milhão de euros”. Desde então, contratou uma pessoa por ano, e, há dias, mudou para novas instalações na Rua Manuel Espregueira, no coração da cidade.
A ligação ao IPVC é contínua. E ser diferente é a força da empresa. “Sentimos que os valores e a forma de estar fazem a diferença. Não é só a solução técnica. Dizemos que para virem trabalhar para cá não basta desenhar ou programar, acima de tudo têm de ser boas pessoas”, diz Ricardo, que gere as áreas comercial e financeira.
Um dos primeiro clientes da empresa foi a Ordem dos Médicos Veterinários, que ainda se mantém. O portal e uma aplicação para o Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela são produtos da NQDA, que tem na mira a sua internacionalização em 2019