A maioria dos utilizadores dos sites de encontros são homens, mas há uma plataforma criada por uma portuguesa que está a mudar esta realidade. Chama-se Felizes.pt e entre as mais de 30 milhões de mensagens trocadas no ano passado registou um aumento de 30% na taxa de registo do género feminino. Resultados conseguidos através do conceito da própria plataforma, que foi construída para atrair mais mulheres.

“Assim que se entra no website lê-se: ‘Um site de encontros para românticos.’ Além disso, como se pode ler na plataforma, ‘trata-se de uma comunidade de pessoas acessíveis, em que algumas estão à procura de um grande amor e outras apenas de uma amizade para conversar em noites mais solitárias.’ Estas mensagens são, estrategicamente, um modo de selecionar o seu público-alvo”, explica à Men’s Health Tiago Sá Balão, psicólogo e terapeuta de casal e familiar (veja na galeria de imagens acima os fatores que, de acordo com o especialista, justificam este aumento do número de mulheres nos sites de encontros).

Uma análise aos dados registados no Felizes.pt ao longo de 2017 concluiu também que, à semelhança do que acontece com os homens do Norte, as nortenhas são as que mais respondem no site de encontros.

“A região do Norte de Portugal é conhecida pela facilidade com que as pessoas interagem umas com as outras”

“A verdade é que a região do Norte de Portugal é conhecida pela facilidade com que as pessoas interagem umas com as outras (mesmo sendo desconhecidas), pelo acolhimento, pela maior abertura e sinceridade. Talvez estas características das mulheres e dos homens do Norte, bem alimentadas de geração em geração, ajudem a justificar estes dados“, justificou o psicólogo.

Além de ter sido criado por uma portuguesa, este site distingue-se pelo facto de também os utilizadores serem, quase na totalidade, cidadãos nacionais. A idade média, tanto de homens como de mulheres, é de 42 anos. Pessoas que, segundo Tiago Sá Balão, procuram, acima de tudo, a felicidade.

“Verdadeiramente o que as pessoas procuram é a felicidade individual e relacional, independentemente da idade. Como escrevi no meu livro Sentimento de Pertença – Um caminho a percorrer por mim e por ti, é precisamente na união e na fusão amorosa com alguém que a vida fica mais colorida, ajudando a criar o arco-íris da vida: a felicidade”, acrescentou o terapeuta de casal e familiar.