Na sequência do sucesso na organização dos Mundiais de Canoagem que decorreram na última semana em Montemor-o-Velho, o presidente da Associação Europeia de Canoagem (ECA), expressou a confiança também no desafio para a realização dos Mundiais de Maratonas no mês que vem, na Vila de Prado, em Vila Verde.

“Depois da qualidade demonstrada em Montemor-o-Velho, num evento com 1.700 atletas, estou certo de que com metade dos competidores parecerá fácil voltarem a ser muito bem-sucedidos. Vai correr tudo excelente, como aqui”, disse Albert Woods, presidente da ECA, em declarações à Lusa.

Na verdade, a prova terá mais da metade dos 1.700 atletas. De acordo com a organização, a competição junta mais de mil atletas, provenientes de 50 países. O evento decorre entre 06 e 09 de setembro.

Face à dimensão da prova e ao nível de exigência, – salientam os organizadores – registam-se alterações profundas no espaço, na Praia do Faial, com equipamentos amovíveis. De resto, está montado um plano de segurança e de circulação para os automóveis e para os peões.

O investimento é de 300 mil euros, dividido pelo Município de Vila Verde, pela Federação Portuguesa de Canoagem, pela Junta de Freguesia de Prado e pelo Clube Náutico de Prado.