Em causa episódio na final do US Open

Os árbitros de ténis estão a ponderar não dirigir jogos em que participem Serena Williams enquanto a tenista norte-americana não pedir desculpas ao árbitro português Carlos Ramos. Em causa o comportamento da norte-americana na final da US Open, em que chamou o juiz de “mentiroso” e “ladrão”, acusando-o ainda de ter uma atitude sexista.
O mundo do ténis dividiu-se no apoio a Serena e a Carlos Ramos. a WTA, Associação de Ténis Feminino, e a Associação de Ténis dos Estados Unidos, colocaram-se do lado de Williams, enquanto a Federação Internacional de Ténis deu razão ao árbitro português.

O jornal “The Times”, no entanto, informa que os árbitros estão descontentes com o sucedido e ponderam boicotar os jogos de Serena Williams, pelo menos até esta pedir, publicamente, desculpas a Carlos Ramos. Os juízes falam ainda de não serem apoiados pela Associação de Ténis dos Estados Unidos em várias situações e que o português foi rebaixado apenas por ter feito o seu trabalho e ter cumprido as regras.

Federação Internacional de Ténis sai em defesa do árbitro Carlos Ramos

A Federação Internacional de Ténis (ITF) respaldou esta segunda-feira a atuação do árbitro Carlos Ramos no incidente protagonizado pela norte-americana Serena Williams, na final feminina do Open dos Estados Unidos.
Em comunicado, a ITF destaca o trajeto e a correta atuação do árbitro português, face à atitude daquela tenista, na final que veio a perder ante a japonesa Naomi Osaka.

“Carlos Ramos é um dos árbitros mais experientes e respeitados no ténis. As decisões (…) estavam de acordo com as regras pertinentes e foram reafirmadas com a decisão da organização do US Open em multar Serena Williams pelas três ofensas que fez”, refere o comunicado.

De acordo com a ITF, “é compreensível que este incidente grave e lamentável deva provocar um debate”.

“Ao mesmo tempo, é importante recordar que o senhor Ramos assumiu as suas funções como funcionário de acordo com o regulamento correspondente e atuou sempre com profissionalismo e integridade”, reforçou a ITF.

Serena Williams, recordista de títulos do Grand Slam (com 23), provocou um incidente polémico na final feminina, protestando de forma intensa e reiterada e insultou mesmo Carlos Ramos, a quem chamou “ladrão e mentiroso”.

No sábado, a japonesa Naomi Osaka conquistou o seu primeiro título do Grand Slam, ao vencer Serena por 6-2 e 6-4, na final do US Open.