Ana Moura é a artista mais bem sucedida dos últimos anos em Portugal. Com cerca de meio milhão de discos vendidos, mais de 1 dezena de galardões e prémios tão importantes como 2 Globos de Ouro, 2 prémios Amália e 1 prémio SPA.

Ana Moura é também a voz nacional mais reconhecida internacionalmente, tendo já colaborado com artistas como Prince, Rolling Stones, Caetano Veloso, Herbie Hancock, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Orquestra Buena Vista Social Club, entre outros.

“Desfado”, um dos maiores êxitos da música portuguesa, atingiu a marca de quintupla platina, estando mais de 100 semanas no Top 10 nacional de vendas. No plano internacional, “Desfado” também se tem cotado como um indiscutível sucesso, com cerca de 100.000 cópias vendidas. Esta digressão levou Ana Moura a pisar mais de 300 palcos divididos por 35 países.

“Moura”, o 6.º álbum de Ana Moura, editado em Portugal no dia 27 de Novembro de 2015, foi diretamente galardoado com a marca de Disco de Ouro, estando prevista a edição internacional no primeiro trimestre de 2016. À semelhança de “Desfado”, este disco traz, novamente, nomes grandes da música portuguesa.

Recorde-se que este fim de semana a fadista cantou, no concerto dos U2, na Altice Arena, tTal como tinha sido anunciado no Ana Moura foi convidada pelo grupo irlandês para participar no tema ‘Women of the World’, de Ivor Cutler, reproduzido num vídeo onde um coro interpreta a canção, e durante o qual vão sendo projetadas frases que alertam para a desigualdade de género no mundo e para a forma como isso contribui para maiores níveis de pobreza nas mulheres.

“Muito honrada por fazer parte dos espetáculos dos U2 em Lisboa e juntar a minha voz ao#womenoftheworldtakeover em apoio da@ONE. #PovertyisSexist – Há mulheres heróicas em todo o Mundo que se têm unido para derrubar os obstáculos que limitam as mulheres. Por favor acedam a ONE.org para saberem mais sobre estas incríveis heroínas e assinem a petição que apela aos líderes mundiais que garantam justiça para as mulheres em todo o Mundo. Porque nenhuma de nós é igual até que todas de nós sejamos iguais. https://www.one.org/international/women-of-the-world-take-over/ “, escreveu Ana Moura na sua página de Instagram, horas antes de subir ao palco dos U2.

Veja o vídeo do momento em que Ana Moura se juntou aos U2