Ainda não há certezas mas tudo aponta para que o fogo que consumiu parte do palacete Domingos de Afonso, em São Vicente, Braga, terá começado após toxicodependentes utilizarem aquele espaço.

Segundo apuramos junto de fonte dos Sapadores de Braga envolvida no combate às chamas, à primeira vista não há indícios de curto-circuito, o que aponta que terá sido fogo-posto.

“Provavelmente algum toxicodependente que estaria a preparar uma dose e terá pegado fogo ao soalho”, disse a mesma fonte, indicando que “é normal acontecer nos edifícios devolutos da cidade, mas desta vez assumiu maiores proporções”, disse a mesma fonte.

No local ainda estão várias corporações de bombeiros a proceder à consolidação de rescaldo. A PSP de Braga investiga.

Palacete Domingos Afonso, era referência da “Arte Nova”

O palacete, mandado construir na década de 1910, é uma das referências da chamada “Arte Nova” da cidade e estava devoluto há vários anos, tendo sido construído predominantemente em madeira, sendo mesmo apontando como um exemplo da importância da madeira no património arquitetónico.

O estilo “Arte Nova”, ou Art Noveau, esteve implementado em Portugal entre 1905 e 1920, e a principal linha era a decoração e ornamentação de portões, varandas e escadarias, trabalhadas minuciosamente por artesãos que elaboravam contornos típicos do estilo.