O Município de Braga foi distinguido hoje, dia 16 de Novembro, com o prémio ´Município do Ano 2018´ na categoria Região Norte, tendo o galardão reconhecido a valia do projecto School Bus. A iniciativa teve lugar no Paço dos Duques, em Guimarães.

Cerca de 400 alunos já aderiram ao ‘School Bus’, um projecto desenvolvido pelo Município de Braga para reduzir o congestionamento automóvel no perímetro das escolas da malha urbana da Cidade. O projecto foi implementado de forma permanente no início deste ano lectivo, contribuindo para o alívio do fluxo de trânsito junto de seis escolas do centro de Braga. “É um motivo de orgulho e satisfação ver o nosso trabalho reconhecido. Trata-se de um projecto que já está a marcar diferença pelo impacto no nosso território e na cultura que está a instigar nos mais jovens de utilização dos transportes públicos”, referiu, elogiando ainda o concurso por incentivar os municípios a serem ´inovadores e criativos´.

O Concurso ‘Municípios do Ano Portugal 2018’ é uma iniciativa promovida pela Universidade do Minho, através da sua plataforma UM-Cidades, que visa reconhecer as boas práticas de projectos implementados pelos Municípios com impacto no território, na economia e na sociedade, promovendo o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade.

Pretende também colocar na agenda a temática da territorialização do desenvolvimento, perspectivada a partir da acção das autarquias, bem como valorizar realidades diversas que incluam as cidades e os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país.

O vencedor do galardão ´Município do Ano ´foi Arouca (Geo Parque Mundial da UNESCO). Relembre-se que a iniciativa foi ganha em 2014 pelo município de Lisboa (“Há Vida na Mouraria”), em 2015 por Vila do Bispo (“Festival de Observação de Aves & Actividades de Natureza”), em 2016 pelo Fundão (“Academias de Código”) e em 2017 por Guimarães (“Pay-as-You-Throw no Centro Histórico de Guimarães”).