As saudades do icónico músico prevalecem, mas o seu legado ficará para sempre através do seu talento e carisma.

á precisamente um ano, o panorama musical português ficou mais pobre ao perder uma das suas figuras de referência no que diz respeito ao rock: Zé Pedro dos Xutos & Pontapés.

A morte do guitarrista, cujo nome verdadeiro era José Pedro Amaro dos Santos Reis, emocionou os milhares de fãs que acompanham a banda desde o início. Aliás, arriscaríamos dizer que emocionou o país inteiro.

Zé Pedro, de 61 anos, morreu vítima de doença prolongada. O artista tinha sido diagnosticado com Hepatite C em 2001,  devido a problemas com a droga e o álcool. Dez anos depois foi submetido a um transplante de fígado por causa de novas complicações de saúde.

No início de novembro, pouco antes da sua morte, Zé Pedro atuou no Coliseu de Lisboa que esgotou (recorde o vídeo desse momento de seguida). Na gravação percebe-se a energia que o público lhe passava. Seria a última vez.

Recorde-se que Zé Pedro foi um dos fundadores dos Xutos & Pontapés. Na época tinha apenas 22 anos e marcava a diferença pela rebeldia e espírito aventureiro. Compôs sucessos musicais como ‘Submissão’ e ‘Não Sou o Único’.

Era casado com Cristina Avides Moreira desde 2013.