O Vitória regressou aos triunfos ao bater o Moreirense, por 1-0, no dérbi vimaranense da 17.ª jornada da 1.ª Liga.

Depois de uma primeira parte com poucas oportunidades de golo, o Vitória marcou logo no segundo minuto da etapa complementar. Com apenas 15 segundos do segundo tempo, Fábio Pacheco jogou a bola com a mão na área e na conversão do penálti assinalado por Carlos Xistra, Tozé bateu o guarda-redes Jhonatan. O autor do único golo do encontro acabaria por ser expulso, com cartão vermelho directo, aos 71 minutos, depois de uma falta sobre Pedro Nuno.

Com a vitória diante do Moreirense, o Vitória passou a somar 28 pontos, os mesmos que o emblema de Moreira de Cónegos, que viu chegar ao fim no Estádio D. Afonso Henriques a melhor série de resultados (quatro vitórias consecutivas) no campeonato.

O Vitória entra em acção já na próxima terça-feira, quando receber o Benfica, nos quartos-de-final da Taça de Portugal. O Moreirense, por seu turno, defronta o Sporting no dia 19, um sábado, no arranque da 2.ª volta do campeonato. João Aurélio falha essa partida depois de ter visto o 5.º cartão amarelo no dérbi.

Declarações de Luís Castro, treinador do V. Guimarães, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após o triunfo (1-0) sobre o Moreirense:

«Era importante vencer, por tudo. Trabalhámos para ganhar, se possível jogando bem. Outro dos objetivos é ter a baliza a zeros. Vimos claramente que o Moreirense vinha com a intenção de ganhar, por tudo isso percebemos que era um jogo importante. Conseguimos o objetivo de ganhar à equipa que estava em quinto, mantivemos a baliza a zeros. O jogo teve períodos de qualidade intercalados com períodos de menor qualidade».

Declarações de Ivo Vieira, treinador do Moreirense, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após a derrota (1-0) frente ao V. Guimarães:

«Vim convicto do que podíamos fazer. Realmente passou só a esperança. Não foi um jogo bem jogado por ambas as equipas, que estão em lugares que deveriam obrigatoriamente dar um espetáculo melhor. Hoje a minha equipa não teve a qualidade dos últimos jogos. As coisas não saíram. Foi um jogo menos conseguido em termos de qualidade, mas não apaga o que a equipa fez até então. Não conseguimos ter bola, não tivemos qualidade. Foi geral, a equipa não fez um bom jogo. Com mais um não explorámos os corredores. A equipa não teve discernimento na tomada de decisão, ganhou o Vitória que fez um golo de penálti».