As turmas das EB 2,3 de Gualtar e Real venceram a etapa on-line das Olimpíadas de Educação Financeira que acontecem no âmbito do projecto ‘No Poupar Está o Ganho’, promovido pelo Município de Braga, pela CIM Cávado e pela Fundação Dr.António Cupertino de Miranda.
Disponibilizado às escolas do Concelho desde o ano lectivo transacto, o projecto é desenvolvido em contexto de sala de aula, tendo por objectivo auxiliar os mais jovens a gerir o dinheiro, contribuindo para que sejam consumidores mais responsáveis e conscientes.
O projecto envolveu 13 turmas e cerca de 300 alunos do Concelho de Braga, provenientes do Conservatório de Música e Agrupamentos de Escolas André Soares, Carlos Amarante, Mosteiro e Cávado e Real.
A vereadora da Educação, Lídia Dias, congratula-se com os resultados que o projecto está a alcançar junto da comunidade educativa Bracarense. “A participação neste projecto é sinónimo do empenho na transmissão de bases no âmbito da literacia financeira que figura como ferramenta que informa e capacita, através da disponibilização de diversos recursos pedagógicos, para o uso do dinheiro e contribuir para a criação de uma nova geração de consumidores informados”, salienta Lídia Dias.
O projecto ‘No Poupar Está o Ganho’ inicia-se com a formação aos professores e engloba uma visita guiada dos alunos ao Museu do Papel da Moeda.
Ao longo do ano, professores e alunos têm acesso a uma plataforma de e-learning que disponibiliza todos os conteúdos programáticos (adequados a cada um dos ciclos de ensino e de acordo com o Referencial de Educação Financeira, aprovado pelo Ministério da Educação), formação online, fichas didácticas, planos de aula e filmes de animação temáticos, entre outros recursos.
As turmas são ainda desafiadas a realizar trabalhos criativos que expressem os conhecimentos adquiridos no decorrer do projecto e a submete-los a concurso.