Decorreu em Sines a edição de 2019 do Campeonato Nacional de Show e Precisão, em que a Academia de Patinagem de Braga (APB) se apresentou com 42 atletas em competição, que realizaram no total 2 provas de grupo (17 atletas constituíram o grupo júnior e 25 o grupo grande).

A Academia sagrou-se campeã nacional na competição de grupos grandes com uma exibição memorável que levou o público ao rubro. Nos anos anteriores a APB já tinha alcançado o pódio, tendo sido vice-campeã nacional em 2018. Este é o primeiro ano em que alcança o lugar máximo nesta competição de grupos.

A Academia de Patinagem de Braga, os seus atletas e equipa técnica irão agora representar Braga e Portugal no Campeonato Europeu de Patinagem Artística de Show e Precisão, que se realiza nos dias 2 a 4 de Maio em Reggio Emilia, em Itália.

Este ano também apresentaram em prova um grupo júnior, mais novato nestas andanças, que alcançou um honroso 10º lugar numa competição aguerrida entre 14 grupos participantes.

Estes resultados nacionais acrescem aos bons resultados que já em 2018 foram alcançados no campeonato nacional de patinagem livre e pares artísticos. Em 2018 a APB sagrou campeões nacionais os atletas Leonor Cepa Santos e Lucas Costa em pares artísticos no escalão iniciados e Filipa Moreira e João Azevedo em juvenis. Para além disso, também em 2018, na mesma competição, o atleta sénior Diogo Ferreira sagrou-se vice-campeão nacional de patinagem livre.

A APB encontra-se em actividade há 5 anos e conta actualmente com cerca de 150 atletas praticantes da modalidade, com idades entre os 4 e os 24 anos de idade.