Domingos Bragança realçou que Guimarães é uma cidade que está “sempre disponível” para receber da melhor forma os visitantes.

Numa cerimónia realizada nos Paços do Concelho da cidade do Porto, esta sexta-feira, o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, o diretor de Competições e Eventos da FPF, Carlos Lucas, o Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, e o Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, apresentaram a Fase Final da Ligas das Nações, a realizar entre dias 5 e 9 de junho, no Estádio do Dragão(Porto) e no Estádio D. Afonso Henriques (Guimarães), com as presenças das seleções nacionais de Portugal, Suíça, Inglaterra e Holanda. 

Guimarães será palco do duelo entre Holanda e Inglaterra, a 06 de junho, e recebe o jogo para disputar o terceiro e quarto lugares no dia 09 de junho. 

Domingos Bragança salientou que “Guimarães já tem pergaminhos para estes grandes eventos desportivos. É uma cidade que vive com emoção e intensidade, valoriza os desafios. Esta primeira edição será com certeza um sucesso”, perspectivou. “Teremos o jogo Inglaterra-Holanda, um hino ao futebol, mas não quero Portugal a jogar em Guimarães, por razões sabidas por todos. A cidade está sempre limpa, sempre bem, sempre disponível para receber visitantes, mas aprimoramos mais um pouco para este evento”, apontou o Presidente da Câmara de Guimarães.

Na apresentação pública, Fernando Gomes agradeceu às duas câmaras municipais e aos clubes anfitriões da prova,FC Porto e Vitória SC. O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol deixou ainda um claro apelo aos adeptos dos países em competição: ” O país, além das cidades-sede, está todo envolvido e queremos que todos os fãs ingleses, holandeses, suíços e portugueses venham assistir a quatro grandes encontros de futebol. Não percam tempo. Candidatem-se ao vosso bilhete no site da UEFA”, frisou. 

O Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, realçou a capacidade organizativa destes eventos. “O Euro 2004 deixou o país com uma capacidade de resposta diferente, é extremamente importante para as cidades receber este evento, sabemos lidar com a pressão. Que quem venha fique com boas recordações e vontade de visitar. Já muito trabalho foi feito,não trabalhamos de improviso. Isto não é para inglês ver, para suíço ver, para holandês ver, é para todos viverem”.

Carlos Lucas, diretor de Eventos da FPF, explicou igualmente os preparativos para a prova, nomeadamente a criação de zonas de acolhimento de fãs nas cidades do Porto e de Guimarães e o início da última fase de venda de bilhetes para as quatro partidas a realizar em junho.