Uma vez por dia? De dois em dois dias? Ou uma vez por semana?

Surpreendentemente e de acordo com a ciência a ideia de que quanto mais banhos tomarmos, mais limpos estaremos pode estar errada.

É normal que acredite que uma boa dose de gel de duche anti-bacteriano e de água quente aniquilem todos os germes presentes na sua pele, mas estudos clínicos demonstraram que ocorre exatamente o contrário.

A verdade é que os produtos que utilizamos durante o banho destroem as microcolónias de organismos que vivem na derme e transferem-nas para o ambiente que, nesse caso, é o chuveiro. Tal não significa que deve deixar de tomar banho, mas é importante entender que exagerar na quantidade de duches pode causar danos à pele.

Por baixo do chuveiro

O estrato córneo é a camada mais externa da pele e funciona como uma barreira contra agressões externas. Esta camada é composta por células mortas que oferecem proteção para as células vivas e saudáveis que se encontram por baixo. Essa camada também contém lípidos, substâncias gordurosas responsáveis por manter a hidratação da pele.

Quando toma banho (especialmente quando é de água quente) e usa sabonete e esponja, está a atingir diretamente sobre o estrato córneo. O sabonete e a água quente dissolvem os lípidos da pele e o atrito com a esponja só agrava o processo. Ou seja, quanto mais banhos tomar, mais frequentemente vai agredir a derme, diminuindo o tempo de recuperação deste órgão e a sua capacidade de reestabelecer os níveis ideais de oleosidade natural. O resultado desse processo resulta em irritação e secura da pele.

E a frequência?

Definitivamente não é diariamente.

As pessoas têm organismos e rotinas diferentes e cada um deve lidar com o próprio corpo da maneira que se sente mais confortável. Porém, quando sentir preguiça de entrar no chuveiro saiba que os especialistas apontam que não há problema nenhum em deixar de tomar banho uma vez ou outra. Trocar o sabonete por uma fórmula mais suave e tomar banhos com água morna também são ótimas opções.

Algumas provas de que não seguir os padrões tradicionais de higiene pode até ser vantajoso estão nos relatos da higienista Starre Vartan, em declarações ao jornal britânico The Independent. Contando que nos meses mais frios toma banho somente três vezes por semana e lava os cabelo uma vez no mesmo período, enquanto que no verão toma diariamente banhos mornos sem sabonete e afirma não notar a presença de cheiros desagradáveis. Além disso, Starre Vartan revela um truque que é entrar rapidamente no chuveiro para lavar apenas o essencial e assim preservar a oleosidade do restante do corpo.