Jovens de Guimarães e Corunha integram grupo temático de Educação e Cultura, na sequência de um protocolo estabelecido entre a autarquia e a Rede do Eixo Atlântico.

A vice-presidente da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto, recebeu esta terça-feira, 14 de maio, os alunos que participam no primeiro Intercâmbio Escolar do Eixo Atlântico, no âmbito do grupo temático de Educação e Cultura.

A Rede do Eixo Atlântico elaborou o planeamento das visitas deste intercâmbio, através de protocolos com vários Municípios, entre os quais o de Guimarães, e o emparelhamento das cidades foi decidido em sorteio pelos municípios aderentes.

Guimarães conta com a participação dos alunos do 6º ano do AE Arqueólogo Mário Cardoso, que fazem intercâmbio com uma turma de 6º ano da cidade da Corunha (Colégio CEIP Manuel Murgía).

A visita dos alunos portugueses à Corunha decorreu entre os dias 8 e 10 de maio, e a visita os alunos da Corunha à Cidade-Berço decorre até esta quarta-feira, 15 de maio.

Este intercâmbio visa promover o conhecimento mútuo entre os alunos dos municípios pertencentes à Rede do Eixo Atlântico nas dimensões cultural, natural e imaterial; facilitar o estabelecimento de experiências entre os estudantes dos municípios desta rede; consciencializar os alunos para a importância de habitarem cidades que se integram nesta rede e numa Euro-Região; promover a realização de experiências didáticas e pedagógicas que potenciem os municípios e as relações entre si como recursos educativos.